A Defesa Civil de São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (4), uma simulação de emergência na represa do Jaguari, entre as cidades de São José dos Campos e Jacareí. A ação teve início na quarta-feira (3), e ocorre em conjunto com a Geometrisa, representantes da Eletrobras, que é operadora do Sistema Furnas e responsável pela barragem da Represa Jaguari.
De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, a ação conta com uma série de palestras e orientações aos moradores da região. Os exercícios de simulação consistem em uma série de procedimentos para a evacuação com segurança nas áreas que podem ser alagadas caso haja o rompimento da barragem.
Cerca de 100 pessoas da região, que possui a classificação mais baixa na escala de risco, devem ser orientadas durante o treinamento. Os moradores participaram de palestras e orientações para a conscientização sobre os riscos, a percepção dos sinais de perigo, os procedimentos no caso de rompimento da barragem e foram apresentados ao sistema de alerta, que por meio de sirenes emite o aviso de emergência.
Ao ouvir as sirenes, os munícipes devem parar imediatamente suas atividades e se dirigirem aos “Pontos de Encontro”, áreas elevadas e pré-determinadas, consideradas como de segurança, para aguardarem até a chegada dos agentes da Defesa Civil.