Band Vale

Desenvolvimento Sustentável: Inscrições gratuita para o ECOVALE estão abertas

Meta do ECOVALE é atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País

Redação Band Vale

ECOVALE foi idealizado e organizado pelo SEESP
ECOVALE foi idealizado e organizado pelo SEESP
Divulgação/ ECOVALE
Topo

Sensibilizar e mobilizar interessados em geral, entre os quais estudantes e profissionais, sobretudo da área da engenharia, para a importância de sua participação na construção de uma sociedade sustentável e justa. Esse é o principal objetivo do ECOVALE - Encontro Ambiental do Vale do Paraíba - 2023 que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Tangaroa Garden, em Taubaté. 

A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – lançado pela FNE – Federação Nacional dos Engenheiros - em 2006 e atualizado em 2009, cuja plataforma pensada para o País enfatiza o crescimento econômico com preservação do meio ambiente e inclusão social.

O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP, engenheiro Murilo Pinheiro ressalta que “a meta do ECOVALE é atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações”. 

Além do SEESP, a Federação Nacional dos Engenheiros – FNE também é uma das organizadoras do ECOVALE. O Encontro Ambiental do Vale do Paraíba conta com o apoio da MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, da COMGAS, WESTEX e Orange152.

Boas práticas ambientais 

O coordenador geral do ECOVALE e 3º Vice-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, engenheiro Carlos Alberto Guimarães Garcez, enfatiza que “o Encontro consolida-se como importante fórum à discussão sobre o desenvolvimento sustentável e tem sido de 2003, o espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais”. De acordo com o engenheiro Garcez, “desenvolver soluções para assegurar o acesso à grande maioria da população e, portanto, ampliar a qualidade de vida é o desafio colocado aos engenheiros e demais interessados no tema”. 

Para o coordenador do ECOVALE, “os temas abordados durante o tem jogado luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes, além de apresentar estandes com mostra de produtos reciclados e serviços ecologicamente corretos. A meta em 2023 é ampliar ainda mais esse espaço de discussão e não apenas repetir os sucessos obtidos desde 2003, mas expandi-los”. 

Programação 

A abertura do VI ECOVALE 2023 acontece na quarta-feira, dia 25 de outubro, a partir das 9 horas no auditório do Tangaroa Garden, na avenida Dom Pedro I, 7727, em Taubaté e será conduzida pelo coordenador, engenheiro Carlos Alberto Guimarães Garcez. 

Os assuntos a serem abordados no primeiro dia serão: Roda de Conversa com integrantes da cooperativa Santa Tereza; Energia solar e sua participação na matriz energética brasileira; ODS – O desempenho das cidades do Vale do Paraíba para atingir os objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis, entre outros. Já na quinta-feira, dia 26, a partir das 9 horas, os temas a serem discutidos e debatidos são: A importância ambiental do gás natural; Amazonia e os Rios Voadores; Valorização de resíduos e O licenciamento ambiental e a prevenção à população. 

Inscrições gratuitas 

As inscrições gratuitas para participação no IV ECOVALE já estão abertas e podem ser feitas no portal www.ecovale.org.br onde também poderá encontrada a programação completa com datas, horários e a relação dos temas e palestrantes e debatedores da edição de 2023.

Tópicos relacionados