Restando 15 dias para as eleições deste ano, muitos eleitores ainda não estão preparados para o pleito. Não somente pela indecisão sobre em qual candidato votar, mas também pelas regras e obrigações eleitorais.
Com a proximidade do pleito, as pesquisas e entrevistas dos candidatos já dominam os noticiários nacionais, a opinião da direita, esquerda, terceira via. Porém diante dessas questões, os eleitores muitas vezes se esquecem de algo primordial, você sabe o que é necessário pra votar?
No Brasil o voto é obrigatório, para pessoas com idades entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para idosos com idade maior, ou adolescentes com 16 e 17 anos, além dos analfabetos.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês, das 8 da manhã até 5 da tarde. No dia da votação, serão aceitos documentos oficiais com foto, como R-G, passaporte, Carteira de motorista, certificado de reservista e carteira de trabalho. Certidões de nascimento ou casamento não valem.
Embora não seja obrigatório apresentar o título, é importante que o eleitor saiba qual é a sua seção. O e-Título, versão digital do documento, pode ser usado. Celulares não poderão ser usados na cabine de votação. Uma ‘cola’ com os números dos candidatos em papel é permitida.
A pessoa que estiver fora de seu domicílio eleitoral no momento da eleição, tem até 60 dias para justificar sua ausência, por meio do aplicativo ou pessoalmente na Justiça eleitoral da cidade em que ele estiver.
Porém para quem faltar e não justificar, sanções serão aplicadas, como a proibição de retirada de passaporte, e impedimento na participação de concursos públicos, além do pagamento de multa.
Com tudo certo, o eleitor não pode se esquecer do principal, escolher com atenção seu candidato. O eleitor também pode consultar o endereço do colégio eleitoral escolhido pelo site oficial do TSE (Clique Aqui).