Equipamento de drenagem utilizado no rio Sahy é incendiado em São Sebastião

Situação compromete o escoamento da água do bairro, especialmente em dias de chuvas intensas; o rio foi profundamente afetado pela tragédia ocorrida em 19 de fevereiro de 2023

Redação Band Vale

Um equipamento utilizado para a drenagem de solo, destinado à dragagem do rio Sahy, foi alvo de um incêndio criminoso em São Sebastião, Litoral Norte de SP. A Prefeitura informa que a empresa responsável pela máquina está realizando uma perícia para avaliar os danos, visando um registro do boletim de ocorrência.

De acordo com as informações, o equipamento chegou na última sexta-feira (02) e tinha como objetivo iniciar a dragagem do rio Sahy, profundamente afetado pela tragédia ocorrida em 19 de fevereiro de 2023. Naquela data, parte da lama acumulada resultou no leito do rio, que, inicialmente com cerca de um metro de profundidade, ficou reduzido a aproximadamente 30 centímetros. Essa situação compromete o escoamento da água do bairro, especialmente em dias de chuvas intensas.

A Prefeitura está em processo de levantamento de imagens de câmeras de monitoramento na tentativa de identificar os responsáveis pelo ato criminoso. A ação visa garantir que os culpados sejam responsabilizados, assegurando a continuidade das ações necessárias para a recuperação do rio Sahy e prevenção de futuros incidentes. 

O vídeo do equipamento danificado foi divulgado pelo Prefeito da cidade, Felipe Augusto (Confira no vídeo acima). Na publicação, o prefeito comentou: “Ação Criminosa na Barra do Sahy! As autoridades já foram acionadas e as investigações já se iniciaram para encontrar os responsáveis!!!”

Relembre a tragédia

Na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2023, São Sebastião foi assolada por uma intensa tempestade que resultou em um índice pluviométrico histórico, superando os 600 milímetros, A região da Costa Sul do município foi a mais afetada.

Segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), o acumulado foi o maior já registrado no país. O grande volume de água devastou parte das cidades da região, causou mortes, deslizamentos de encostas, alagamentos, destruiu casas e estradas.

A remoção e identificação dos corpos estendeu-se por vários dias. A tragédia ganhou repercussão em âmbito nacional e internacional. Os efeitos desastrosos desencadeados pela tempestade resultaram na perda de 64 vidas. Cerca de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Mais notícias

Carregar mais