Uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb realizou uma ação de resgate e soltura de diversas espécies marinhas ameaçadas, que foram encontradas enroscadas em petrechos de pesca ilegais. Os flagrantes ocorreram na última quarta-feira (03), nas proximidades da Praia do Camaroeiro e Prainha, no município de Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo.
Durante a operação, os policiais militares apreenderam quase 800 metros de redes de pesca irregulares. Foram encontradas sete redes de emalhe de superfície (boiada), variando entre 40 e 200 metros cada, totalizando 790 metros de petrechos não autorizados de acordo com a legislação pesqueira em vigor.
Nenhum pescador foi encontrado nas proximidades dos petrechos, e as devidas plaquetas de identificação não estavam presentes, caracterizando infração administrativa de exercício ilegal da pesca utilizando petrecho não permitido, bem como crime ambiental sem autoria. Os petrechos foram recolhidos e destinados a instituições cadastradas para reciclagem, demonstrando o compromisso da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Espécies resgatadas
Durante o resgate das redes, foram encontradas e liberadas diversas espécies marinhas, incluindo a rara Raia-Borboleta (Gymnura altavela), classificada como Criticamente em Perigo na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, um exemplar de Raia-Chita (Aetobatus Narinari), conhecida como Raia Pintada, foi salvo. Essa espécie possui ferrões na base da cauda capazes de inocular uma substância tóxica e, embora seja comum no litoral paulista, a população é aconselhada a manter distância.
Durante a operação, uma Tartaruga-Verde foi resgatada e permaneceu alguns minutos na embarcação se recuperando antes de ser devolvida ao mar sem ferimentos. Esta espécie, única tartaruga marinha excluída da lista de animais ameaçados de extinção em 2022, é beneficiada por ações como esta, que contribuem para a preservação da fauna marinha, especialmente das espécies ameaçadas.