O Festival “Quitutes & Batuques” está estimulando estudantes de escolas públicas e integrantes de projetos sociais de Taubaté e São Sebastião a criar diálogos culturais, por meio de cartões postais, com alunos de outros países falantes da língua portuguesa.
Em São Sebastião, as atividades acontecerão no Instituto Verdescola, na Escola Municipal de Barequeçaba, na Escola Municipal Patrícia Viviani e Casa Brasileira. Em Taubaté, as oficinas para crianças serão promovidas no Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES).
As oficinas de artes visuais estão sendo ministradas pelo moçambicano Hermínio Luís Nhantumbo, o Nhantumbo’Space, dançarino, escultor, percussionista e coreógrafo.
Membro do Núcleo de Arte de Maputo, comprometido com danças contemporâneas e tradicionais, o artista está radicado no Brasil desde 2017, na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, onde formou-se no curso superior de Produção Cultural na Escola de Teatro da UNEMAT, em 2022.
O Festival “Quitutes & Batuques”, que neste ano tem sua edição dedicada aos países de língua portuguesa, tem apoio e parcerias do Instituto Mpumalanga, Casa Brasileira, NIX Diversidade e Economia Social, FAR, TV Cidade, SEDES, Instituto Verdescola, Buffet Caipira Comida Roça, Instituto Chão Caiçara, Projeto Banda Músico do Futuro (BAMUF), Prefeitura Municipal de Taubaté e Prefeitura Municipal de São Sebastião.
Nesta edição, tem fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo. O evento promove oficinas culturais, incluindo música instrumental, artes visuais, artes cênicas, vídeo e gastronomia, com o intuito de oferecer à comunidade local ferramentas de produção cultural para a realização de seus próprios projetos.