A Expresso Maringá, uma das empresas operadoras do transporte público de São José dos Campos, iniciou, na manhã desta segunda-feira (22), um experimento com um ônibus elétrico em algumas de suas rotas. O objetivo é compreender o funcionamento e as necessidades de um veículo desse tipo na frota regular da cidade.
O ônibus foi reformado e convertido para funcionar de forma elétrica. A iniciativa ainda não foi oficializada e, no momento, há apenas um veículo em circulação, nas linhas da Maringá.
A expectativa dos testes é que os engenheiros responsáveis pelas frotas possam entender maneiras e oportunidades de cultivar meios mais ecológicos e mais limpos para o transporte urbano futuramente. O ônibus elétrico da Maringá irá atender as regiões de São José dos Campos nesta semana em algumas linhas variadas, não tendo um itinerário definido.
Segundo a Expresso Maringá, os passageiros não vão sentir nenhuma diferença nas linhas habituais com a realização dos experimentos.
A Maringá já opera com seis veículos 100% elétricos fabricados e utilizam o corredor da Linha Verde (Estação Sul – Centro; Campos São José – Centro; Novo Horizonte – Centro), além de outros 116 carros movidos a diesel.