Faixas de combate ao racismo foram colocadas em todos os espaços esportivos que recebem os Jogos Abertos, no município de São Sebastião.
A ação foi tomada pela Prefeitura em solidariedade a atleta e professora de judô de São José dos Campos, Talita Libório, 30 anos, que foi vítima de xingamentos racistas, no último domingo (09). Talita faz parte da delegação joseense e representa a cidade desde os seus 16 anos.
De acordo com a atleta, o caso aconteceu após uma vitória dela, em uma luta no sábado (08) pela manhã, depois de receber os insultos, a lutadora registrou um boletim de ocorrência contra o acusado.
“Saio da competição como campeã com a equipe e no absoluto e foi pra isso que vim a competição. Além disso, pude mostrar que o judô vai muito além do que ganhar ou perder, é uma filosofia de vida”. Disse a atleta.
Nota Prefeitura
A Prefeitura de São Sebastião enfatiza que os Jogos Abertos são uma realização da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e sua comissão disciplinar irá apurar o ocorrido e dar a punição cabível.
Além disso, a gestão municipal aproveita o ensejo para afirmar que repudia todo e qualquer ato de racismo e espera que o ocorrido tenha um desfecho justo para quem sofreu com esse tipo de ato que é inaceitável.