O sindicato dos metalúrgicos de Taubaté coloca em votação nesta segunda-feira, 19, o fim da greve na LG. Uma assembleia com os funcionários está marcada para às 7h30 na portaria principal da fábrica. O retorno das atividades faz parte de um pacote de medidas acertado durante uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho na última sexta-feira, 16, que prevê também a retomada das negociações entre a empresa e o sindicato.
O acordo promete ainda o pagamento dos dias parados, o estabelecimento de um calendário de negociação entre a fábrica e o sindicato, de 19 a 23 de abril, além da discussão da possibilidade da permanência da produção de monitores e notebooks, em Taubaté.
Desde o dia 12 de abril, os funcionários estão em greve após recusarem a proposta de indenização apresentada pela empresa.
No início do mês, a LG anunciou o fim da produção de celulares em todo o mundo e a transferência da produção de monitores e notebooks da planta de Taubaté para Manaus. 700 pessoas devem ser demitidas. Segundo o sindicato que representa a categoria, a empresa alega que no norte do país foram oferecidos incentivos fiscais mais atraentes, o que não ocorre no estado de São Paulo.