Band Vale

Funcionários do transporte coletivo fazem paralisação em São José dos Campos

Motivo é a falta de diálogo com a Itapemirim, que vai assumir parte do transporte coletivo na cidade

Redação Band Vale

Funcionários do transporte coletivo fazem paralisação em São José dos Campos
Funcionários do transporte coletivo fazem paralisação em São José dos Campos
Divulgação/Sindicato dos Condutores

São José dos Campos amanheceu sem transporte coletivo nesta sexta-feira (03). Segundo o Sindicato dos Condutores, os funcionários das três empresas fazem uma paralisação em protesto pela falta de diálogo com a Itapemirim, empresa que vai assumir o serviço na cidade, e a prefeitura.

Os coletivos deveriam sair da garagem às 4h, o que não ocorreu. Houve uma assembleia às 6h, e foi decidido pela paralisação em protesto. Os ônibus voltaram a operar na cidade por volta das 8h da manhã, o que gerou transtorno à população e pontos de ônibus lotados pela cidade.

De acordo com o vice presidente do Sindicato, Ronaldo Correa, eles temem que a Itapemirim, que venceu a licitação do 1º lote para operar o novo transporte da cidade demita o atual quadro de funcionários, já que não houve conversa entre as empesas, a Itapemirim e a Prefeitura até o momento.

BUSVALE

"As empresas que operam o transporte público de São José dos Campos foram surpreendidas hoje com paralisação do sistema de ônibus urbanos da cidade, promovida pelo Sindicato dos Condutores. A paralisação seria em protesto contra eventuais dificuldades de diálogo encontradas pelo Sindicato junto à nova concessionária do transporte urbano e à Municipalidade, em relação, especificamente, à assunção dos trabalhadores do sistema pela nova contratada. As empresas ligadas ao Consórcio 123 não pactuam com a paralisação e rechaçam essa forma de protesto, uma vez que não é justo que elas arquem com o prejuízo causado pela falta de diálogo da nova operadora do sistema. As empresas lamentam o transtorno causado pela paralisação e reafirmam seu compromisso de bem servir a população de São José dos Campos."

PREFEITURA

Em nota, a administração municipal informou que "A paralisação é ilegal, causa prejuízos à população, e os motivos são infundados. Enquanto o contrato do lote 2 não for assinado, a Prefeitura não tem uma relação formal com a Itapemirim que justifique uma convocação da empresa para uma reunião de transição com o sindicato e essa questão já foi formalizada ao sindicato ainda na semana passada".

Tópicos relacionados