A General Motors de São José dos Campos anunciou que pretende realizar uma paralisação de dez dias em parte da produção. Cerca de 2.700 trabalhadores ficarão em casa, entre os dias 12 e 23 de junho, com retorno previsto para o dia 26. Informações são do Sindicato.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realizou uma assembleia, nesta quinta-feira (01), em que os trabalhadores do primeiro turno reivindicaram a preservação de todos os empregos. Uma nova assembleia vai acontecer com os trabalhadores do segundo turno, às 14h30.
Em contato com o Sindicato, a direção da GM afirmou que a parada se deve à queda na produção da picape S10. Durante o dayoff, deixarão de ser produzidas cerca de 3 mil unidades desse modelo.
A medida vai atingir operários que produzem a picape S10 e áreas afins. Esse período de parada, chamada de dayoff, será remunerado e, posteriormente, compensado.
A paralisação acontece menos de dois meses depois das férias coletivas implantadas na fábrica (entre 27 de março e 11 de abril). Na época, os metalúrgicos da GM entraram em estado de greve contra demissões que a montadora vinha realizando na fábrica, sob o argumento de “readequar a produção”. Desde então, não houve mais cortes.