Band Vale

Golfinhos são encontrados mortos em praia de Caraguatatuba

Animais foram encontrados em dias diferentes na praia de Martim de Sá

Redação Band Vale

Os animais foram encaminhados para análise e necropsia
Os animais foram encaminhados para análise e necropsia
Divulgação/ Instituto Argonauta

Dois golfinhos da espécie Boto- Cinza (Sotalia guianensis) foram encontrados encalhados mortos na praia de Martim de Sá, em Caraguatatuba. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 18 de setembro.

De acordo com o Instituto Argonauta, o primeiro golfinho, encontrado no dia 15, se tratava de um macho juvenil. A princípio os técnicos identificaram diversas marcas no animal o que demonstra a possibilidade de interação com apetrecho de pesca.

Após as análises clínicas realizadas os médicos veterinários confirmaram que o animal morreu por afogamento provavelmente por ficar preso em redes de pesca, sem a possibilidade de subir à superfície para respirar.

Na ocorrência do dia 18, também foram verificados sinais de agressão por objeto cortante, mas só após a necropsia e outras análises será possível inferir o que causou a morte do animal.

A equipe que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) recolheu os animais que foram encaminhados para análise e necropsia. 

A duas carcaças foram levadas para a Unidade de Estabilização (UE) de São Sebastião onde foram realizados exames e coleta de materiais com a finalidade de esclarecer as possíveis causas da morte e ampliar o conhecimento sobre essa espécie na região. 

Baleia morta em Ubatuba

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Félix, em Ubatuba, neste sábado (17). A equipe do Instituto Argonauta encontrou a baleia encalhada. Segundo os pesquisadores, trata-se de um macho de 13 metros de comprimento.

Tópicos relacionados