O governo do Estado de São Paulo vai construir por meio de parceria público-privada (PPP), 33 novas escolas estaduais em 29 cidades, com a expansão do ensino integral e a abertura de 35,1 mil vagas. Uma escola de São José dos Campos será escolhida para aderir o modelo
Segundo o governo, o projeto, que prevê escolas com 21, 28 e 35 salas de aula, contempla ambientes propícios ao aprendizado e à convivência entre estudantes.
Nas áreas dedicadas aos alunos, serão cerca de 20 cabines em cada unidade de ensino, destinadas a atividades que exijam silêncio, por exemplo.
Assim como nas atuais unidades de ensino da rede estadual, o estudo e leitura também terão destaque com as Salas de Leitura, que possuem acesso ao acervo de obras literárias.
Para as atividades coletivas e de convivência, os prédios terão anfiteatro (que pode ou não ser a céu aberto), pátio coberto e descoberto, refeitório e quadras poliesportivas cobertas. Para o uso das quadras, os estudantes terão vestiários à disposição.
Também haverá terrenos com metragem adequada e terão, ainda, a implantação de pistas de atletismo, mais um espaço para a prática de esportes.