O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (30), em São José dos Campos, um conceito de Comunidade Terapêutica organizada em duas fases: comunitária e residencial. De acordo com a administração estadual, a iniciativa é uma evolução metodológica no enfrentamento da dependência química.
O investimento total no equipamento será de mais de R$ 1 milhão por ano. A nova comunidade será voltada exclusivamente ao publico feminino.
A cerimônia de inauguração nesta manhã, em São José dos Campos, no bairro Vale do Sol. A proposta é que a unidade atenda também outros municípios próximos.
Participaram da cerimônia o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; e o vice-governador do estado, Felicio Ramuth.
O vice-governador também cumpriu agenda ontem (29) em São José dos Campos, onde participou do 8º Congresso Internacional Freemind 2023, considerado um dos maiores eventos relacionados aos temas de uso de substâncias da América Latina.
Felicio visitou o Grupo Band Vale e concedeu entrevistas ao vivo para a rádio e TV. Ele fez um balanço das ações de enfrentamento à dependência química no estado de São Paulo neste ano, como o HUB de cuidados em crack, na capital paulista, além de outras iniciativas no interior.
Espaço Prevenir
Em julho deste ano, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou um novo serviço para ajudar no enfrentamento da dependência química no Estado, o Espaço Prevenir.
Coordenado e custeado pela gestão estadual, trata-se de um serviço que presta atendimento às famílias dos dependentes químicos e aos egressos de comunidades terapêuticas que completaram o tratamento.