O homem que matou a ex-mulher estrangulada em São José dos Campos em 2020, foi condenado a 23 anos pela Justiça. O crime ocorreu no dia 22 de setembro de 2020, na Avenida José Ignácio Bicudo, no bairro Jardim Leopoldo.
De acordo com a decisão, Wellington Lima de Souza foi condenado a 23 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato de Mariana Grace Barbosa. O réu, que estava preso durante o processo, foi julgado pelo crime de homicídio qualificado, por motivos torpes e de maneira cruel. A condenação também levou em conta o contexto de violência doméstica.
A Justiça concluiu que o crime foi premeditado e que o réu agiu com intenções repugnantes, não aceitando o término do relacionamento com Mariana. O juiz do caso determinou que a pena-base fosse fixada em 15 anos de reclusão, considerando a premeditação e a crueldade do ato.
Entretanto, o magistrado também levou em consideração agravantes como o uso de meio cruel e o fato de o crime ter ocorrido contra uma mulher em um contexto de violência familiar. Com isso, a pena foi aumentada para 23 anos de reclusão.
O Jornalismo da Band Vale acionou a defesa de Wellington Lima de Souza, que disse que irá recorrer da decisão. A defesa ainda entende que “não houve provas cabais e concretas para a condenação, visto que o direito não trabalha com conjecturas e que a investigação foi totalmente tendenciosa e parcial em desfavor a Wellington.”