Hospital Municipal de São José dos Campos recebe projeto Leiturinhas

Projeto traz espaço lúdico de leitura e humanização das relações com patrocínio da Bayer e realização da CEC Brasil

Redação Band Vale

Hospital Municipal de São José dos Campos recebe projeto Leiturinhas
Leiturinhas no Hospital de SJC
Fonte: Canva, 2023.

Na próxima segunda-feira (24), às 8h, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence de São José dos Campos inaugura nas suas instalações uma unidade do projeto Leiturinhas no Hospital, que consiste numa biblioteca lúdica com acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. 

A implantação deste novo ambiente de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

O projeto vai contemplar todos os pacientes, desde crianças e jovens até adultos e idosos. O Hospital Municipal é uma referência de tratamento via SUS e atende cerca de mil pessoas diariamente no pronto-socorro, o que resulta numa média de 30 mil por mês. 

A iniciativa consistiu na revitalização do ambiente com pinturas e aquisição de mesas e cadeiras de leituras, livros, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias.

“Ter um ambiente que acolha as crianças e que traga aos pais uma ferramenta de redução de estresse, que uma internação naturalmente gera, é maravilhoso. A saúde não é só a recuperação e a superação de uma doença, a saúde é esse conjunto de pequenos cuidados, e tenho absoluta certeza de que esse espaço tão lindo, lúdico e acolhedor que é o Leiturinhas do HM vai conseguir demonstrar a preocupação e o cuidado que temos com nossos pacientes e familiares. É um prazer fazer parte de uma iniciativa tão linda que transforma um momento doloroso que é a internação de uma criança em uma oportunidade de promoção da leitura e de bem-estar emocional”, relata Aretha Amaral, chefe de Divisão dos Núcleos de Políticas de Saúde, Informações e Educação Permanente da instituição.

A unidade do Hospital Municipal de São José dos Campos será a segunda do Leiturinhas no Hospital na cidade do interior paulista. A Unidade Básica de Saúde CAPS Infantil também conta com um espaço do projeto, inaugurado em 2021, também com patrocínio da Bayer.

Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).

Paula Castro, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina, afirma que o aprendizado a partir dos livros contribui para a saúde integral dos pequenos. “Acreditamos que o acesso à leitura possa oferecer momentos de distração, contribuindo para o bem-estar emocional e mental das crianças, tornando sua experiência hospitalar mais positiva e acolhedora. A iniciativa é uma maneira carinhosa de cuidar das nossas crianças e de espalhar sorrisos em meio a tratamentos e recuperações”, conclui.

Leiturinhas no Hospital

O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento, conhecimento e claro, diversão. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

Mais notícias

Carregar mais