Ilhabela restringe entrada e circulação de caminhões aos finais de semana

Medida começa a valer a partir de 20 de dezembro e vai até 30 de janeiro de 2022

Redação

Caminhões proibidos em Ilhabela aos finais de semana  Ronald Kraag
Caminhões proibidos em Ilhabela aos finais de semana
Ronald Kraag

Decreto municipal determina a proibição de entrada e circulação de caminhões, aos finais de semana, em Ilhabela, a partir de 20 de dezembro de 2021. A medida vai até 30 de janeiro de 2022. 

A proibição de circulação desses veículos no município é válida entre 22h de sexta-feira e 23h59 de domingo. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, a restrição é necessária para contribuir com a diminuição dos congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito.

Decreto 

A proibição não será aplicada aos caminhões de pequeno porte denominado Veículo Urbano de Carga (VUC) que não exceda a largura máxima de 2,20 metros, comprimento de 6,30 metros e carga total de até 3 toneladas.

Ficam excluídos também da proibição os veículos pertencentes às Forças Armadas, Polícias Civil, Militar, Federal, Corpo de Bombeiros, os veículos utilizados na prestação de serviços essenciais, a exemplo de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis, combustíveis, energia elétrica, água, coleta e transbordo de lixo, serviço postal, os utilizados para atendimento de urgências e emergências, inclusive socorro mecânico (guincho) e remoção de terra e entulho em virtude de desastres naturais.

Fiscalização 

Em caso de descumprimento ao decreto, o infrator poderá ser multado, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

O Departamento Hidroviário (DH), atualmente responsável por operar a travessia São Sebastião/Ilhabela, poderá recusar o embarque de veículos que incidam na proibição veiculada no decreto nos dias e horários mencionados.

Mais notícias

Carregar mais