Jacareí confirma o 2º caso de varíola dos macacos na última terça-feira (02). Esse é 5º caso registrado na região do Vale do Paraíba.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Jacareí, o paciente é um homem que teve contato com um caso confirmado de São Paulo. Ele segue em isolamento domiciliar e apresenta boa evolução clínica.
A Vigilância de Saúde do município monitora o caso e os familiares que tiveram contato com o caso confirmado.
A Secretaria reforça aos moradores que cuidados como o uso de máscara em ambientes fechados e a higienização das mãos são opções de prevenção. Apesar do nome da doença, a transmissão não tem relação com o macaco. Ela ocorre por contato com lesões, gotículas respiratórias e materiais contaminados.
A doença
Geralmente a doença é leve e não há tratamento específico. Ela pode começar com febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.
O maior risco de gravidade é para pessoas imunossuprimidas, com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.
A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias
Para se prevenir, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.