Durante o período de férias escolares, a EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça o alerta para os riscos de acidentes e prejuízos provocados pela prática de empinar pipas próximo das redes elétricas.
Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 14.600 clientes, incluindo residências, comércios, indústrias, hospitais e escolas na região, sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação.
Foram registradas 426 ocorrências durante o período, das quais 98 ocorreram somente em junho. No Vale do Paraíba, as cidades com mais registros em junho foram Cruzeiro (17), Guaratinguetá (13) e Pindamonhangaba (12). No Litoral Norte, Caraguatatuba registrou 9 ocorrências no mesmo mês.
Embora o total de clientes impactados e ocorrências tenha apresentado uma redução em relação ao primeiro semestre de 2023, os números ainda preocupam. A prática de empinar pipas próximo à rede elétrica representa um risco significativo de acidentes graves, além de causar interrupções no fornecimento de energia, impactando diversos setores da sociedade.