Parceria entre Band Vale e Unifatea trará notícias das cidades do Vale Histórico

Restauração do Solar de Moreira Lima é uma campanha entre prefeitura de Lorena e Fundação Olga de Sá

Emanuelle Cristine de Assis e Luccas de Jesus (Unifatea)

Parceria entre Band Vale e Unifatea trará notícias das cidades do Vale Histórico
Restauração do Solar de Moreira Lima é uma campanha entre prefeitura de Lorena e Fundação
Reprodução

A Fundação Olga de Sá, em parceria com a Prefeitura da cidade de Lorena (SP), deu início a uma importante iniciativa de preservação do patrimônio histórico da região. O projeto visa a restauração do Solar Conde de Moreira Lima, um ícone da arquitetura e história local, que abriga a Casa da Cultura e a sede da Secretaria Municipal de Cultura do município.

O Solar Conde de Moreira Lima representa não apenas um marco arquitetônico, mas também um símbolo da memória coletiva da comunidade. Com uma área de 1.680m², o edifício está prestes a passar por um processo de restauração que visa resgatar suas características físicas e artísticas originais.

O projeto de restauro foi aprovado pelo Ministério da Cultura, no dia 14 de dezembro de 2023, através da Lei Rouanet, artigo 18, garantindo assim a possibilidade de captação de recursos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Com um montante total de R$19.106.558,20 a ser captado, a iniciativa também oferece benefícios tributários aos colaboradores, conforme explica o diretor executivo da Fundação Olga de Sá, professor Dr. José Ricardo Flores.

"Para pessoas físicas, o Art. 18 permite ao contribuinte abater integralmente do imposto de renda devido os valores destinados ao apoio de projetos culturais, enquanto às pessoas jurídicas que recolhem pelo Lucro Real, é possível deduzir 100% desse valor, até o limite de 4% do Imposto de Renda devido", ressalta Flores.

O projeto, coordenado pela empresa Arquitetura Plena e com o apoio da Prefeitura Municipal de Lorena e do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA, tem como objetivo recuperar a integridade do bem imóvel, garantindo sua preservação como patrimônio histórico do Estado de São Paulo. A apresentação do projeto e contato com potenciais colaboradores é feito por Ana Maria Guimarães, produtora cultural, enquanto a gestão é responsabilidade da Fundação Olga de Sá.

Na Câmara dos Vereadores, o projeto foi autorizado nesta última segunda-feira (15) por meio de votação no Plenário, permitindo assim, o início de arrecadação de fundos para a operação de restauração.

SOBRE O PRÉDIO

Patrimônio histórico tombado pelo Condephaat, o casarão foi construído entre 1832 e 1882, pelo pai do Conde de Moreira Lima, Joaquim José Moreira Lima. O local foi o mais importante edifício da cidade no século XIX, e hospedou grandes nomes da Família Real durante o império.

Com construções em estilo neoclássico, o Solar agora pode receber uma renovação em seus entornos, mantendo sua base estrutural devido à condição de monumento patrimonial.

Atualmente sendo utilizado como sede da Casa da Cultura e da Secretaria da Cultura Municipal, foi local de diversos eventos, exposições e competições da área durante anos.

SOBRE A PARCERIA – BAND VALE E UNIFATEA

O Grupo Band Vale e a Unifatea fecharam uma parceria para que os alunos dos cursos de comunicação possam produzir reportagens da região do Vale Histórico.

A partir desta semana, os estudantes da Universidade de Lorena já começaram a produzir matérias para todas as plataformas da Band Vale: TV, rádios e portal. Eles serão como “correspondentes regionais” de notícias e terão a oportunidade de aprender na prática o processo de atuação profissional jornalística.

Mais notícias

Carregar mais