O estado de São Paulo entra a partir deste sábado (17) em um plano de transição para reduzir as restrições da economia, segundo anúncio realizado pelo vice-governador Rodrigo Garcia na tarde desta sexta-feira (16).
Serão adotadas medidas menos restritivas do que a fase vermelha. A partir de domingo (18) será permitida a reabertura de comércios das 11h às 19h e a realização de cultos religiosos.
A partir do sábado (24) essa reabertura será válida para o setor de serviços como restaurantes e salões de beleza, das 11h às 19h. Academias poderão funcionar das 7h às 19h. A reabertura ainda possui restrições de horários e também exigirá medidas de higiene para evitar um novo aumento nos casos de Covid-19.
“Com a redução dos casos e das taxas de ocupação, poderemos dar um passo adiante com mais segurança”, explicou Rodrigo Garcia em coletiva de imprensa.
Com a redução da lotação dos leitos em todo o Estado, o governo optou por um modelo ainda restritivo, mas que libera o funcionamento de alguns serviços. O toque de restrição entre 20h e 5h segue valendo para todo o Estado.
De acordo com dados divulgados pelo governo de São Paulo, os leitos estão com ocupação de 85% em todo o estado. Houve uma redução de 8% desde o início da fase emergencial.