A Polícia Militar ambiental flagrou na tarde desta sexta-feira (27) uma situação de maus-tratos a animal doméstico no bairro Gaivotas, município de Caraguatatuba.
As equipes foram acionadas por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). Na residência denunciada os policiais visualizaram um cachorro de grande porte sem raça definida preso a uma corrente curta em local inadequado. No quintal da casa constataram fezes com bolor, o que indica estar há um bom tempo no local, poças de urina e ausência de água e ração.
Os militares conseguiram identificar o responsável pelo cachorro, um homem de 18 anos, que informou não ter tempo para realizar os devidos cuidados, nem mesmo limpar o quintal. A zoonoses do município foi acionada, onde o responsável técnico constatou a condição de maus-tratos e elaborou o Auto de Infração Municipal, recolhendo o animal para cuidados veterinário.
A ocorrência foi encaminhada ao Distrito Policial Central, onde o delegado solicitou perícia para o local e lavrou boletim de ocorrência de maus-tratos, permanecendo o responsável pelo cachorro preso à disposição da Justiça. Na esfera administrativa, a Polícia Ambiental lavrou o Auto de Infração no valor de R$3.000,00 (três mil reais).