Prefeitura de Pindamonhangaba vai à justiça para garantir os insumos necessários à intubação

Jesse Nascimento

Isael Domingues, prefeito de Pindamonhangaba Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Isael Domingues, prefeito de Pindamonhangaba
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A prefeitura de Pindamonhangaba vai à justiça para garantir os insumos necessários à intubação que foram comprados antes de o governo federal requisitar os medicamentos aos laboratórios para redistribuí-los para todo o Brasil. 

A informação foi passada com exclusividade à rádio Band Vale FM pelo prefeito Isael Domingues. “Pindamonhangaba tinha comprado, tinha a ata pronta. Nós estamos entrando com uma liminar para reaver os nossos pancurônios, ver todos os nossos relaxantes musculares hipnóticos, porque a nossa ata já estava pronta, a nossa lição de casa nós fizemos. E agora, o governo federal sequestrou isso através de uma ação. Ele sequestrou e a gente quer de volta para a gente poder ter a ação sobre os medicamentos”, revelou Domingues.

Isael ainda lembra que algo semelhante já aconteceu na compra de respiradores no começo da pandemia e que os insumos que foram requisitados pelo governo federal garantem ao menos três meses de abastecimento para os hospitais do município.

“A gente estava garantido com esses insumos. Inclusive, eu conversei na semana passada com a secretária e ela falou que esse problema de São Sebastião, no momento, agora, nós não vamos ter, porque está tudo garantido e nós fomos surpreendidos sexta-feira com essa informação de que o governo federal subtraiu isso (insumos) para redistribuir para o Brasil inteiro. Semelhantemente, eu quero dizer à população, que nós tivemos uma situação lá atrás, no começo da pandemia, quando nós fizemos as compras no mercado internacional de respiradores e o governo federal fez da mesma forma. Então, nós entramos liminarmente. Mostramos que a gente já tinha se antecipado ao governo federal e comprado os nossos respiradores e nós tivemos a devolução e ganhamos a liminar e os nossos respiradores chegaram”, finalizou o prefeito de Pindamonhangaba.

Além disso, Isael ressaltou que duas novas usinas de oxigênio serão construídas em um prazo de 30 dias. Essa suplementação já foi contratada pela prefeitura de Pinda.  

Mais notícias

Carregar mais