As prefeituras dos munícipios do Vale do Paraíba e Litoral Norte estão tomando medidas de segurança contra a onda de ataques e ameaças, que vêm acontecendo com frequência, nas escolas da região com o objetivo de proteger alunos, professores e todos que frequentam o ambiente escolar.
Taubaté
Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Educação de Taubaté realizou duas reuniões entre diretores das unidades de ensino e forças de segurança, para debater segurança nas escolas do sistema municipal de ensino.
O objetivo é dar transparência às ações de segurança e ouvir os gestores escolares para que, juntos, educadores e agentes de segurança possam fortalecer os protocolos de segurança nas unidades de ensino.
Também foram reforçadas as medidas que as escolas devem tomar na construção de um ambiente mais pacífico e mais seguro para alunos, professores, funcionários, direção escolar, pais e responsáveis.
Os encontros são uma sequência dos trabalhos iniciados na última semana e contam com a presença do prefeito José Saud, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Educação e da Equipe de Atendimento à Diversidade Escolar (EADE Pertença).
Segurança
As escolas municipais recebem constantes reforços e investimentos em segurança. Em 2022, a Guarda Civil Municipal (GCM) registrou cerca de 12 mil rondas escolares, com a presença das viaturas nas portas das escolas.
Estão instaladas 120 câmeras de monitoramento do Centro de Gestão Integrada (CGI) em frente às unidades de ensino, e 60 escolas que já contam com equipamentos de vigilância internos conectados ao CGI.
Além disso, todas as escolas contam com botão de emergência, que faz o acionamento rápido da GCM.
São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), juntamente com a Polícia Municipal, com o objetivo de orientar, prevenir e proteger alunos, professores e funcionários, já iniciou o reforço na segurança das escolas e creches da rede municipal de ensino com a Ronda Escolar Municipal, criada pelo Decreto nº 8832/2023.
Os agentes de segurança pública já estão atuando em todos os dias de aula, da Costa Sul à Costa Norte. Entre as ações estabelecidas, estão a verificação do perímetro escolar e o seu entorno, encontrar pontos de vulnerabilidade nas escolas e orientar soluções, apontar qualquer tipo de problema na rotina da escola e dos alunos e estar em contato com os responsáveis pelas unidades de ensino.
Além da ronda, o decreto municipal também prevê outras providências para reforçar a segurança, como a criação de uma Comissão Municipal de Coordenação de Segurança Escolar com um representante da SEDUC, SEGUR e Polícia Municipal; distribuição de material didático sobre o tema segurança escolar; e relacionar os prédios a serem atendidos pelo programa.
Também está previsto o reforço no monitoramento das escolas, que atualmente já contam com alarmes, botão do pânico (botão de emergência), telefones e câmeras de monitoramento 24 horas, todos interligados ao Centro de Operações Integradas (COI).
Com o objetivo de preparar as equipes gestoras sobre os protocolos a serem seguidos em caso de ataques nas escolas, a SEDUC em parceria com as Polícias Militar, Civil e Municipal, também promoveu treinamentos e palestras com orientações sobre como proceder em situações de emergência, além de tratar de medidas podem ser tomadas para reforçar a segurança de toda a comunidade escolar.
Ilhabela
Na manhã desta terça-feira (11), no Paço Municipal, foi realizada uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação, Governo, Segurança Pública, Gabinete do Prefeito; Polícia Civil e Militar; gestores das escolas Estaduais e particulares da cidade e os vereadores, Leléco Augusto e Gabriel Rocha, para debater sobre as principais ações no reforço da segurança das escolas.
A ronda escolar, realizada pela Polícia Militar, foi ampliada e já teve início na manhã desta segunda-feira (11/4). A Atividade Delegada – que permite aos policiais militares que trabalhem fardados em horário de folga, com recebimento de gratificação – também será ampliada, intensificando a atuação da prevenção e fiscalização nas unidades escolares e suas proximidades.
Outra ação importante adotada pelo Prefeito Toninho Colucci é o remanejamento dos Agentes de Segurança Patrimonial das escolas. Agora, os funcionários que faziam a vigilância no período noturno, passam a trabalhar no período diurno. Além disso, o contingente desses agentes receberá o reforço de mais funcionários, para atender a demanda local.
As unidades de ensino já foram alertadas para denunciar qualquer pessoa que apresente atitudes estranhas. A Polícia Militar reforça o uso do número 190, de modo a agilizar o tempo de resposta do efetivo policial.
O Delegado Titular da Polícia Civil de Ilhabela, Caio Fresatto, orienta que as pessoas façam o Boletim de Ocorrência (presencial ou online), denunciando contra a disseminação de conteúdos de incitação à violência em redes sociais e também de conteúdo falso (fakenews).
Um Grupo de Trabalho Intersetorial será criado para definir protocolos relativos à segurança nas escolas. O Conselho Municipal de Educação também recomendou que a Secretaria de Educação e as unidades de ensino da rede Estadual e privada, adotem como pauta urgente o debate em torno do fortalecimento das ações já existentes e da implementação de novos projetos que visem não só a conscientização e superação de casos de Bullying (e do cyberbullying), mas também a prevenção nas escolas e a implementação da Cultura de Paz, considerando o estudo e discussão dos diversos modelos e perspectivas.
Ubatuba
A prefeita Flavia Pascoal se reuniu, na manhã desta terça-feira (11), com o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Napoli, com a secretária de Educação, Fatinha Barros, juntamente com a comandante da Guarda Municipal, Patrícia Ferreira e com a equipe de supervisores das escolas da Rede Municipal, para discutir medidas de urgência para a segurança das nossas Unidades Escolares.
Na ocasião, a prefeita destacou o trabalho preventivo já realizado pelo município para zelar pela segurança nas unidades de ensino, como controladores de acesso (vigias), manutenção das escolas, instalação de concertinas, frequência de monitoramento dos banheiros, ações de prevenção e conscientização com os alunos e rondas escolares.
A secretária de Educação, Fatinha Barros, ressaltou que medidas de urgência já estão sendo tomadas. “Estamos trabalhando efetivamente com os nossos mecanismos de apoio para aumentar as ações das rondas escolares, o controle de acesso total e a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades escolares. Também iremos promover a capacitação dos profissionais para atuarem em situações de emergência”, explicou Fatinha Barros, enfatizando ainda que além dessas medidas de curto prazo, também trabalha na possibilidade da instalação de botões do pânico nas escolas.
A prefeitura pede aos pais e responsáveis que não deixem de levar seus filhos à escola, pois segue trabalhando efetivamente pelo bem-estar e segurança de todos os estudantes.
Aparecida
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, informa que está atenta as mobilizações e informações divulgadas através das Redes Sociais sobre possíveis atos de violência na Rede Municipal de Ensino.
Apesar do atual cenário, é de extrema importância que os pais e responsáveis mantenham a calma para que o sentimento de pânico não seja instaurado de forma precoce e cause danos psicológicos e emocionais aos alunos e em comunidade.
A Prefeitura pede a colaboração de todos para que evitem a propagação de postagens, sem a confirmação de veracidade ou embasamento que comprove o fato da informação compartilhada. Logo que, as Redes Sociais também são utilizadas como o canal principal das Fakes News e da Manipulação da informação. Ressaltamos que, NENHUM ATO que fere à integridade física dos alunos, funcionários e professores, foi registrado.
A Guarda Municipal ressalta que está efetuando trabalhos presenciais em TODAS as Creches e Escolas do Município e estudando novas táticas e métodos, junto à Secretaria de Educação, para garantir a segurança e bem estar de todos.
A Guarda recomenda que qualquer comportamento que pareça suspeito, CONTATAR DE FORMA IMEDIATA a Guarda Civil Municipal por meio do telefone (12) 3105- 1367 ou pelo número 153.
Pindamonhangaba
Na tarde desta terça-feira (11), em reunião realizada no gabinete do prefeito Dr. Isael Domingues, a Prefeitura de Pindamonhangaba, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Polícia Civil avaliaram as ações sobre a segurança nas escolas públicas do município.
As autoridades conversaram sobre as ações que estão sendo intensificadas pelas polícias visando garantir a segurança dos alunos, professores e comunidade escolar, após ocorrências registradas em outras cidades do Estado e do Brasil e sobre a importância da população combater a divulgação de notícias falsas que espalham medo e aterrorizam a população.
Em Pindamonhangaba, a Polícia Militar intensificou as ações da Operação Escola Segura, ampliando as orientações e a presença de policiais nas escolas públicas estaduais. A Guarda Civil Metropolitana, após orientação da Secretaria Municipal de Segurança, também reforçou a presença nas escolas municipais.
Para o delegado titular Dr. Rubens Garcia Neto, dentro do monitoramento policial do Estado não existe nenhuma informação oficial que possa gerar preocupação e as medidas preventivas estão sendo tomadas.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Luciana Ferreira, assegurou que o tema vem sendo tratado como prioridade entre os diretores e professores, que estão orientados a comunicar qualquer comportamento diferenciado de seus alunos.
O secretário de Segurança de Pinda, Fabrício Pereira, alerta a população sobre notícias falsas com intenção de instalar pânico. “Estão divulgando um atentado em creches nos dias 14 e 20 de abril em todo o Brasil e isso aqui na cidade não procede. Já está sendo monitorado pelas forças policiais. Importante que a população denuncie na página Escola Segura do Governo Federal qualquer ameaça ou informação sobre ataque às escolas”, ressaltou Fabrício.
O link para denúncia de qualquer ato suspeito é www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.