Projeto FLAFE abre inscrições para formação profissional gratuita em SJCampos

Formação em audiovisual é destinada a formar novos profissionais do Vale do Paraíba; período de inscrição vai de 19 de março a 2 de abril

Redação Band Vale

Projeto FLAFE abre inscrições para formação profissional gratuita em SJCampos
Master Shot abre inscrições para formação profissional gratuita em audiovisual
Divulgação

A Master Shot, pioneira escola independente de ensino de produção audiovisual em São José dos Campos, anuncia a abertura das inscrições para o projeto FLAFE (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo). Destinado a formar novos profissionais do Vale do Paraíba, o FLAFE oferece até 40 vagas gratuitas para residentes na região com mais de 16 anos. O período de inscrição vai de 19 de março a 2 de abril.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do projeto, disponível em https://escolamastershot.com.br/flafe/. A seleção dos candidatos será realizada por meio de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais.

O FLAFE é uma iniciativa de longa duração, com aulas durante a semana, que serão ministradas no histórico Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos, de abril a novembro de 2024. O projeto visa expandir os horizontes do ensino tradicional de audiovisual. Ele representa uma abordagem mais completa e personalizada do curso livre de cinema da Escola Master Shot, que já beneficiou mais de 500 alunos. Com duração de sete meses, o FLAFE oferece uma formação profissional em diversos setores da sétima arte.

O programa de aulas inclui uma introdução aos fundamentos globais do audiovisual, seguida por uma especialização em áreas como roteiro, direção, produção, direção de fotografia, arte e som. Além disso, os alunos terão a oportunidade de explorar novas mídias, regionalização do audiovisual e outras tendências contemporâneas do setor.

As atividades extracurriculares incluem um circuito de oficinas e exibições em regiões periféricas e universidades de São José dos Campos, aberto a toda a sociedade civil e professores.

Os participantes também terão a chance de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Ao final do curso, os alunos poderão participar de uma montagem coletiva e terão a oportunidade de concorrer à coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.

O FLAFE contará com a presença de nomes renomados do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia indicado ao Oscar César Charlone, além de João Paulo Miranda, diretor multipremiado. O projeto também contará com uma equipe predominantemente composta por profissionais renomados do interior de São Paulo, oferecendo aos alunos uma perspectiva realista e inspiradora sobre o mercado audiovisual fora da capital.

Para garantir a inclusão e diversidade, o FLAFE reserva um mínimo de 50% das vagas para candidatos de grupos sub-representados, como mulheres, negros, indígenas, transexuais, pessoas com deficiência e mães solteiras. Além disso, o projeto oferece duas bolsas de monitoria para alunos em situação de vulnerabilidade econômica.

"A FLAFE - Master Shot busca inspirar e capacitar uma nova geração de profissionais, promovendo uma produção mais diversificada e representativa da nossa identidade regional. Queremos fomentar, com uma pedagogia cautelosamente planejada, profissionais criativos, proativos e com qualidade técnica nas suas realizações, e que, principalmente, desenvolvam senso de realidade do mercado que estão inseridos, buscando ativamente oportunidades e desenvolvimento sustentável de suas carreiras", afirma Marcella Arnulf, atriz, roteirista e uma das fundadoras do projeto, juntamente com Leo Grego, diretor geral da FLAFE.

A FLAFE é uma produção da EntreNova, com idealização e coprodução da Master Shot, e conta com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Parque de Inovação Tecnológica e da AFAC. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo.

Mais notícias

Carregar mais