Band Vale

Saiba como se proteger de golpes em aplicativos de relacionamento

Sequestro do comediante Heitor Martins no último sábado (16) emitiu um alerta aos usuários

Redação Band Vale

Os aplicativos que apresentam o maior número de ocorrências são os de relacionamentos
Os aplicativos que apresentam o maior número de ocorrências são os de relacionamentos
Divulgação

Os golpes em aplicativos de relacionamento voltaram à tona após um caso envolvendo o humorista Heitor Martins, que foi vítima de um sequestro no último sábado (16), depois de cair no “Golpe do Tinder”.

De acordo com o Delegado Titular do 6ºDP de São José dos Campos, Régis Germano, que investiga o caso, os aplicativos que apresentam o maior número de ocorrências são os de relacionamentos, pois os usuários não sabem com quem estão conversando, e muitas vezes caem em golpes realizados por grupos de criminosos.

O delegado alerta para que as pessoas, antes de marcarem algum encontro, pensem em lugares públicos e com bastante movimento de pessoas, para que caso ocorra algo, elas possam pedir ajuda.

Uma outra medida citada pelo delegado é a limitação de transferências pelo “PIX”, instrumento muito utilizado por criminosos para o roubo de dinheiro das vítimas, por ser uma maneira fácil de transferir os valores nas contas bancárias.

Recomendações do Tinder

O Tinder, aplicativo de relacionamento, afirma que os usuários da ferramenta devem sempre tomar cuidado ao interagir com desconhecidos. O bom senso e a segurança devem ser sempre priorizados tanto ao trocarem mensagens iniciais quanto ao se encontrarem pessoalmente.

Entre outras dicas de segurança, os membros são recomendados a usarem a Verificação por Foto e a procurar pelo selo azul, o qual indica que as imagens de perfil da pessoa são verdadeiras e que foram verificadas pelo Tinder. Confira algumas dicas da plataforma:

Segurança nos encontros

  • Não tenha pressa: Conheça a pessoa antes de aceitar se encontrar ou conversar fora do Tinder. Faça perguntas para perceber sinais de alerta ou características que você procura evitar. Um telefonema ou videochamada podem ser ótimas ferramentas de filtragem antes de se encontrarem.
  • Conheça seus limites: Esteja ciente dos efeitos de drogas ou álcool. Essas substâncias podem prejudicar o bom senso e a atenção. Se a outra pessoa tentar pressionar você a usar drogas ou beber mais do que se sente confortável, resista e termine o encontro.
  • Não deixe bebidas ou itens pessoais expostos: Saiba de onde vem sua bebida e saiba sempre onde ela está. Aceite apenas bebidas servidas diretamente pelo garçom ou atendente. Muitas substâncias que são colocadas em bebidas para facilitar o assédio sexual são inodoras, incolores e sem sabor. Além disso, mantenha sempre com você seu celular, bolsa, carteira e qualquer objeto que contenha informações pessoais.

Segurança Online

  • Nunca envie dinheiro ou informações financeiras: A transferência bancária é como enviar dinheiro vivo: é praticamente impossível reverter a transação ou rastrear o dinheiro. Nunca compartilhe informações que possam ser usadas para acessar suas contas financeiras. Se outro usuário pedir dinheiro, informe o Tinder imediatamente.
  • Proteja suas informações pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais, como números dos documentos, endereço residencial ou comercial, ou detalhes sobre sua rotina diária com desconhecidos. Se você tiver filhos, limite as informações que você compartilha sobre eles no seu perfil e nas primeiras comunicações. Evite dar detalhes, como os nomes de seus filhos, que escola frequentam ou suas idades e gêneros.
  • Denuncie todos os comportamentos suspeitos e ofensivos: Você sabe quando alguém passou dos limites, e quando isso acontece, avise o aplicativo na página de ajuda (Clique Aqui).

Para uma lista completa de dicas de segurança, os usuários dos aplicativos podem visitar esta página dentro do site do Tinder que oferece orientações para as mais diversas situações que venham a enfrentar, incluindo as melhores práticas para segurança online e encontros presenciais.