São José dos Campos inaugura Centro de Referência Afro-brasileira nesta sexta-feira (19)

Em comoração ao Dia da Consciência Negra, local quer promover a cultura Afro-brasileira no município

Redação Band Vale

Centro ficará na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão Adenir Britto/PMSJC
Centro ficará na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Adenir Britto/PMSJC

Neste sábado (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra, e por isso, São José dos Campos ganhará nesta sexta-feira (19) o Centro de Referência Afro-brasileira, que funcionará na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que fica à Rua Henrique Dias, nº 363, no Bairro Monte Castelo.

O novo espaço será apresentado pela Prefeitura em solenidade programada para as 19h. O evento também marcará a abertura da exposição "A beleza dos tons", da fotógrafa Larissa Isis.

O centro terá a missão de promover a cultura Afro-brasileira no município e incentivar o diálogo sobre igualdade racial e defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e à intolerância. 

Em outra ação para promoção da igualdade racial, a Prefeitura lançará ainda neste ano a campanha São José sem racismo.

PARCEIROS

Em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), estão sendo promovidas oficinas de culinária africana. Serão quatro encontros até o próximo dia 3 de dezembro, que terão também rodas de conversa.

Também estão sendo realizadas palestras e oficinas em escolas municipais, com o tema "Abayomi: a afrodescendência representada no brincar".

Além de terem contato com a cultura e a tradição Afro-brasileira, os estudantes aprendem a fazer as bonecas, que são um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

Mais notícias

Carregar mais