Band Vale

São José dos Campos tem 1000 vagas para castração de cães e gatos

Procedimentos cirúrgicos estão previstos para iniciar ainda em agosto

Redação Band Vale

 Programa Meu Pet Feliz  já realizou a castração de 17,7 mil animais
Programa Meu Pet Feliz já realizou a castração de 17,7 mil animais
Charles de Moura/PMSJC

São José dos Campos está com as inscrições abertas, a partir desta terça-feira (09), para mais de 1.000 vagas para castração de cães e gatos. As inscrições podem ser feitas a partir das 9h no site da prefeitura e serão encerradas após o preenchimento de todas as vagas. 

A ação para castração faz parte do Programa Meu Pet Feliz, criado em agosto de 2018 e que ao longo de 17 edições já realizou a castração de 17,7 mil animais. O programa tem por objetivo estimular a saúde e bem-estar de cães e gatos.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os procedimentos cirúrgicos estão previstos para iniciar ainda em agosto. Os inscritos serão avisados por e-mail e SMS com as datas e horários das castrações, que são gratuitas.

Vale lembrar que há poucas vagas para felinos e caninos com mais de 20kg e as vagas são limitadas. É necessário preencher alguns requisitos para inscrever seu pet, confira:

Requisitos

Proprietário

- Residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos

Animais

- Devem ser de espécie canina ou felina

- Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições

- Animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes

- Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

Gatos

- Idade entre 4 meses a 8 anos

Cães

- Até 20 kg: devem ter idade entre 6 meses a 8 anos

- Entre 21 a 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 6 anos

- Acima de 30 kg: devem ter idade entre 6 meses a 6 anos

Importante

Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros).

Critérios

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF/Endereço. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição.

ONG's e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, também deverão inscrever animais sob sua responsabilidade, cujas vagas serão distribuídas mediante percentual equitativo. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição. Para o tutor que faltar no dia da cirurgia, o programa receberá nova inscrição após 120 dias.

Tópicos relacionados