São José dos Campos vai ganhar em breve com uma nova Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Municipal do Cerrado, na região sul da cidade. Entre os objetivos do parque está a proteção da riqueza da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as águas.
O Parque Municipal do Cerrado de São José do Campos surge com 30 hectares de Cerrado, distribuídos entre Floresta/Cerradão (80%), Cerrado típico (19%) e Campo (1%), contemplando espécies exclusiva do Cerrado da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira). Outras negociações estão em andamento para ampliar a área protegida.
Documentos como decreto, edital de convocação, relatório técnico, memorial descritivo de imagens e tabela do parque podem ser conferidos no site da Prefeitura.
REPRESENTAÇÃO
Com a criação de mais esse parque, São José dos Campos, passa a contar com unidades de conservação de proteção integral representativas dos principais biomas existentes no município.
São elas o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi na Mata Atlântica, o Parque do Banhado na Várzea do Rio Paraíba do Sul e, agora, o Parque Municipal de Proteção Integral para o Cerrado.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Nos dias 30 novembro e 1º de dezembro, às 19h, serão realizadas audiências públicas com órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs (Organizações Não-Governamentais), representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e o público em geral.
O objetivo é realizar consulta pública sobre a proposta de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral denominada de Parque Natural Municipal do Cerrado no município.