Band Vale

São José dos Campos vai ganhar Parque Natural do Cerrado na região Sul

Entre os objetivos do parque está a proteção da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as águas

Redação Band Vale

Parque ficará na região sul da cidade
Parque ficará na região sul da cidade
Divulgação

São José dos Campos vai ganhar em breve com uma nova Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Municipal do Cerrado, na região sul da cidade. Entre os objetivos do parque está a proteção da riqueza da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as águas.

O Parque Municipal do Cerrado de São José do Campos surge com 30 hectares de Cerrado, distribuídos entre Floresta/Cerradão (80%), Cerrado típico (19%) e Campo (1%), contemplando espécies exclusiva do Cerrado da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira). Outras negociações estão em andamento para ampliar a área protegida.

Documentos como decreto, edital de convocação, relatório técnico, memorial descritivo de imagens e tabela do parque podem ser conferidos no site da Prefeitura.

REPRESENTAÇÃO

Com a criação de mais esse parque, São José dos Campos, passa a contar com unidades de conservação de proteção integral representativas dos principais biomas existentes no município.

São elas o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi na Mata Atlântica, o Parque do Banhado na Várzea do Rio Paraíba do Sul e, agora, o Parque Municipal de Proteção Integral para o Cerrado.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Nos dias 30 novembro e 1º de dezembro, às 19h, serão realizadas audiências públicas com órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs (Organizações Não-Governamentais), representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e o público em geral.

O objetivo é realizar consulta pública sobre a proposta de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral denominada de Parque Natural Municipal do Cerrado no município.

Tópicos relacionados