São José inicia vacinação de rebanhos contra a febre aftosa e outras doenças

Vacinação ocorrerá durante o mês de novembro e é gratuita

Redação Band Vale

Vacinação ocorrerá durante o mês de novembro seguindo calendário definido pelo Ministério  Claudio Vieira/ PMSJC
Vacinação ocorrerá durante o mês de novembro seguindo calendário definido pelo Ministério
Claudio Vieira/ PMSJC

Inicia na próxima terça-feira (1º) a vacinação gratuita de rebanhos contra a febre aftosa, raiva e manquinha em Prefeitura de São José dos Campos. A campanha de vacinação vai até 30 de novembro e atende pequenos produtores rurais do município.

Serão disponibilizadas um total de 30 mil doses para imunização, sendo 10 mil doses para cada doença. Duas equipes técnicas de veterinários e auxiliares vão atender os produtores diretamente nas propriedades rurais. 

Serão vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades.

Os produtores já cadastrados em anos anteriores devem aguardar contato da Prefeitura de São José para agendamento da vacinação. Caso não sejam acionados até o dia 23 de novembro, será necessário ligar na Central 156 ou comparecer em uma das unidades do Ponto Rural para solicitar o atendimento.

São José dos Campos é uma das únicas cidades do Brasil que oferece a vacinação gratuita e equipe técnica para aplicação.

A vacinação contra a aftosa é obrigatória. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária do Estado pode ser multado.

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores.

Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite.

A febre aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados.

Declaração

Neste ano, a Prefeitura também vai disponibilizar nas unidades do Ponto Rural serviço para auxiliar os produtores no preenchimento e envio da declaração de vacinação, que deve ser remetida à Defesa Agropecuária de São Paulo.

O serviço vai funcionar das 8h às 12h e das 13h30 às 17h de segunda à quinta-feira na unidade do Ponto Rural no Alto da Ponte, região norte, e nas sextas-feiras em São Francisco Xavier.

A declaração de vacinação deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico através do sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).

Serviço

Ponto Rural Alto da Ponte

Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. Tel. (12) 3911-6915

Ponto Rural São Francisco Xavier

Rua XV de Novembro, 1.900, Centro. Tel. (12) 3926-1790 

Mais informações:

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Tel. (12) 3878-9534

Mais notícias

Carregar mais