Sesc Mesa Brasil celebra 30 Anos de combate à fome e ao desperdício de alimentos

Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais

Redação Band Vale

Sesc Mesa Brasil celebra 30 Anos de combate à fome e ao desperdício de alimentos
Sesc Mesa Brasil
Divulgação

Este ano, o Sesc Mesa Brasil celebra 30 anos de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa atua diariamente na coleta de alimentos de empresas doadoras, que são distribuídos para instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Após o Festival Sesc Mesa Brasil, a partir de 12 de agosto, todas as unidades do Sesc São Paulo irão disponibilizar pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis. Na região do Vale do Paraíba, as unidades de Taubaté e São José dos Campos também funcionarão como pontos de coleta, e as doações poderão ser realizadas durante o horário de funcionamento, disponível em sescsp.org.br.

Nos meses de agosto e setembro, as doações serão enviadas às instituições atendidas pelo programa e vão complementar as refeições servidas aos atendidos. Além disso, o Sesc oferecerá cursos, oficinas e bate-papos gratuitos em várias unidades, abordando temas como alimentação adequada e saudável, boas práticas no manejo de alimentos e técnicas culinárias.

Programação dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil

Trinta anos após sua criação, o programa Sesc Mesa Brasil se mantém necessário, especialmente com o Brasil de volta ao Mapa da Fome, ocupando o 63º lugar e um percentual de 15,5% da população (33,1 milhões de pessoas) em insegurança alimentar grave – segundo o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), apoiado pelo Sesc São Paulo. A iniciativa evita o desperdício e fortalece a responsabilidade social nas empresas que doam, e permite a manutenção de vários projetos parceiros. Mais de 1.200 instituições sociais estão cadastradas e recebem as doações do programa, em 102 cidades no estado. Somente em 2023, quase 6 mil toneladas de alimentos foram distribuídas.

Diante dessa realidade, a partir de agosto, o Sesc São Paulo promove uma série de ações gratuitas que marcam os 30 anos do Sesc Mesa Brasil, para chamar a atenção e promover a reflexão sobre a fome e desperdício de alimentos, com destaque para o Festival Sesc Mesa Brasil e para Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil, realizado no dia 6 de agosto, no Sesc Belenzinho, resultado da parceria do Sesc com The Global FoodBanking Network (GFN), com a participação da Harvard Law School.

O público terá acesso também, nos meses de agosto e setembro, a cursos, oficinas e bate-papos gratuitos que, até então, eram voltados apenas às instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil e empresas doadoras. São ações educativas que tratam da importância da alimentação adequada e saudável; boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos; além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos. Essas ações acontecem na capital e Grande São Paulo, nas unidades Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Mogi das Cruzes, Osasco e Santo André; e, no interior e litoral, nas unidades Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais