Band Vale

Setor de bares e restaurantes tem expectativa de recuperação em 2022

Esse tipo de comércio foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19

Redação Band Vale

A expectativa é de crescimento de até 5% nesse segundo semestre
A expectativa é de crescimento de até 5% nesse segundo semestre
Rovena Rosa/Agência Brasil

O setor de bares, restaurantes e similares, foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Com os constantes fechamentos e interdições, os clientes ficaram impedidos de irem até esses estabelecimentos, provocando a demissão dos funcionários e até o fechamento de muitos comércios

Porém após o avanço da vacinação e estabilização nos números da doença, o setor tem grande expectativa para esse ano.

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a expectativa é de crescimento de até 5% nesse segundo semestre.

Em São José dos Campos essa realidade já foi ultrapassada, de julho de 2021 até o mesmo mês desse ano, o número de estabelecimentos do tipo mais que dobrou, passando de 423 para 917

Antônio Ferreira Junior, presidente do sindicato de bares, hotéis, restaurantes e similares, explica a alta.

“Na pandemia muita gente perdeu o emprego e esse pessoal precisava arrumar alguma atividade para se manter. Bares, restaurantes, lanchonetes são opções de investimento, então muitos desses montaram bares e restaurantes. Muitos outros, de São José ou não, viram uma oportunidade de negócio, e aí montaram. O número de bares mais que dobrou de 2021 para 2022. Isso é uma coisa positiva, que gera renda, gera emprego, impostos, uma serie de coisas interessantes para a cidade.”

O Guilherme Crosio, foi um dos que resolveu empreender durante a pandemia./ Ele conta que após ter que vender seu antigo comércio, se reuniu com um amigo, e os dois resolveram abrir uma hamburgueria na zona oeste da cidade.

“A gente começou a hamburgueria eu e ele, nós dois. Ele na chapa, eu na fritadeira. Embalagem, caixa, a gente fazia tudo, toda a produção, e vendia numa boa. Com o passar do tempo, a gente sentiu necessidade de ter um funcionário de apoio, para a produção. Depois de dois meses mais um, depois de um mês mais outro, e agora nós temos cinco funcionários.”

Guilherme relata que com o passar dos meses e a recuperação da confiança dos consumidores, as vendas seguem em alta

“Como foi minimizando o lockdown, a pandemia, a gente percebeu que as pessoas tem vindo mais aqui, e sim, esse aumento pra gente foi um pouco melhor, então eu percebi isso. Desde o começo do ano até agora, eu tive o crescimento de aproximadamente 20% nas vendas, principalmente dia de semana.”

Mesma situação do Sérgio Cantu, proprietário de uma churrascaria que foi inaugurada no ano passado na cidade. Após um ano da inauguração, o número de funcionários já cresceu 50%.

“Quando a gente começou, foi com 22 funcionários, hoje estamos com 32, mas já temos expectativa de ter que pegar mais uns 4 a 5, porque a demanda já esta subindo bem.”

E com o grande número de concorrentes, Sérgio aposta na qualidade do produto e do atendimento para continuar em crescimento

“Agora a gente tem que acompanhar o crescimento, manter a qualidade, manter o atendimento. Hoje a expectativa é de um aumento de mais uns 20% nos próximos meses.”

Tópicos relacionados