A greve no transporte público de Caraguatatuba está mantida. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (23), apenas 13 ônibus estão em circulação no município, de acordo com a Prefeitura.
O Sindicato da Categoria cobra melhorias para a empresa Praiamar, responsável pelo serviço no município. Dentre as reivindicações, está o reajuste proposto para os trabalhadores.
Em nota, o Sinttrucad (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários, Urbanos, Cargas e Anexos do Litoral Norte), informou que negocia com a Praiamar o pagamento dos reajustes.
“Mas na tentativa de solucionar o impasse, a empresa se compromete a realizar reajuste dos salários pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado a partir de maio de 2021 até formalizar o acordo desde que a Prefeitura de Caraguatatuba proceda de forma efetiva a forma de custeio dos valores via subsidio ou aumento de tarifa para que a empresa possa manter suas atividades e qualidade dos serviços”, destacou.
Empresa rebate
Por nota, a Praiamar afirmou que o sindicato da categoria está descumprindo a “operação de 30% da frota de ônibus que deveria estar circulando com pelo menos 15 ônibus hoje, devido a greve dos motoristas”.
“A Praiamar já protocolou ofício buscando uma reunião urgente com a Prefeitura de Caraguatatuba que não se pronunciou até o momento. A Praiamar quer entrar em acordo com o Sindicato, desde que com a participação da Prefeitura de Caraguatatuba, uma vez que é ela que faz o reajuste, sendo que a empresa apenas repassa a verba. Hoje, dos 50 veículos, apenas 10 estão em circulação na cidade”.
A empresa afirmou ainda que todos os insumos e produtos tiveram reajuste e que o óleo diesel subiu mais de 150% no período. “A empresa ressalta que a abertura do novo processo licitatório para o transporte coletivo, impede que ocorra qualquer investimento ou melhoria, já que o contrato se encerra em 22 de junho deste ano”.
Administração municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba informou que a secretaria de Mobilidade Urbana está acompanhando a greve desde às 4h para garantir que 30% dos veículos sigam prestando serviços para a população.
“Até agora, 13 ônibus estão circulando. A Prefeitura de Caraguatatuba acompanha de perto, para avaliar quais outras medidas podem ser tomadas perante esta mobilização, que afeta diretamente a população”, cita a nota.