O MISTAU (Museu da Imagem e do Som de Taubaté) da Prefeitura de Taubaté, em parceria com o MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), realiza a oficina presencial “Figurino: luz, câmera, ação!”, no dia 31 de outubro, das 9h às 13h.
Os interessados, maiores de 15 anos, devem se inscrever por meio do link:
https://shre.ink/nZHE. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado.
Para a prática, pede-se que o inscrito leve folhas de sulfite, material de desenho (lápis grafite, lápis de cor, borracha, apontador), uma peça de roupa que possa ser customizada ou tecido, tesoura, materiais de costura (alfinete, agulha, linha), fita adesiva, cola quente, grampeador, alfinete de segurança, e materiais opcionais para serem utilizados na customização da peça, como botões, fitas, aviamentos.
Sobre a oficina
A oficina apresenta e desenvolve diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais e cênicas, como a novela “Meu pedacinho de Chão”, o filme “A Cartomante”, a peça de teatro “Dom Quixote – um sonhador arretado”, os figurinos de Lady Gaga, a performance de Jun Nakao em “A costura do invisível”, entre outras obras cinematográficas, curtas-metragens, publicidade, espetáculos e shows.
Os participantes serão introduzidos aos principais conceitos e características que envolvem a criação de figurinos: pesquisa de referências e de materiais; apresentação visual do figurino por meio de croqui; estudo e decoupagem do roteiro. Os alunos serão orientados em um exercício prático na construção de figurinos a partir da transformação, customização e envelhecimento de peças diversas.
Objetivo
- Apresentar os principais conceitos, métodos e técnicas de criação e construção de figurino;
promover o desenvolvimento de habilidades específicas com exercícios práticos de criação de Figurinos e técnicas de criação e desenho de croquis para figurino;
Apresentar análises e modelos de decupagem de roteiro para criação de figurino;
Apresentar técnicas de criação e construção de figurinos com uso de materiais alternativos, reciclados e o uso de técnicas artesanais para construção de figurinos;
Apresentar indicação de bibliografias da área para leitura posterior;
Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes.