Trabalhadores na Volkswagen Taubaté votam extensão de acordo coletivo

Proposta conta com garantia dos empregos na unidade, além da contratação de 137 funcionários para a produção de um novo veículo

Redação Band Vale

Trabalhadores na Volkswagen Taubaté votam extensão de acordo coletivo
Volkswagen em Taubaté
Divulgação/ Volkswagen

Os trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen Taubaté estão prestes a tomar uma decisão significativa para o futuro da fábrica. Nesta quinta-feira (09), está agendada a votação para estender o acordo coletivo de trabalho na unidade até 2028. 

A proposta, fruto de dois meses de negociações entre o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e a montadora, abrange diversas cláusulas, com destaque para a garantia dos empregos na unidade, a contratação de 137 funcionários para a produção de um novo veículo e o credenciamento da planta para receber mais investimentos.

A assembleia está programada para ocorrer no estacionamento da Volkswagen Taubaté às 15h. Se a proposta for aprovada, o acordo coletivo proporcionará estabilidade nos empregos na fábrica até 2028, uma notícia positiva para os funcionários e suas famílias.

A contratação de 137 funcionários, com 37 deles vindos do Senai, a partir de janeiro de 2024, é um elemento-chave da proposta. Inicialmente, as contratações serão por prazo determinado, com a possibilidade de extensão por igual período. Além disso, a proposta compromete-se a contratar todos os alunos do Senai que atuarem na Volkswagen nos anos de 2025, 2026, 2027 e 2028, desde que atinjam a nota mínima de aprovação estabelecida pela montadora.

Essa expansão na força de trabalho está relacionada à produção de um novo SUV compacto em Taubaté, previsto para ser lançado no mercado em 2025. A planta também estará habilitada a receber outros investimentos, bem como a produção de modelos de outras unidades da Volkswagen, uma vez que o acordo contempla o compartilhamento de modelos entre as fábricas.

Outros aspectos relevantes do acordo envolvem melhorias na renda dos trabalhadores. Estão previstos reajustes salariais e no Programa de Participação nos Resultados (PPR) até 2028, além da implementação de um vale-alimentação no valor de R$ 1.000 a partir de 2024.

Atualmente, a Volkswagen Taubaté emprega cerca de 3.100 funcionários e produz o Polo Track. Com a possibilidade de montar um novo SUV compacto na planta a partir de 2025, essa decisão poderá reforçar o papel da fábrica na economia local e no setor automobilístico.

Mais notícias

Carregar mais