Band Vale

Após quase 24h, Travessia de Balsas volta a operar em Ilhabela e São Sebastião

Pedestres estão liberados, veículos e bicicletas pode voltar a qualquer momento

Redação Band Vale

DH informa que a força dos ventos tem baixado paulatinamente
DH informa que a força dos ventos tem baixado paulatinamente
Reprodução/ Redes Sociais

Após quase 24 horas, a balsa de São Sebastião e Ilhabela voltaram a operar gradativamente. O sistema hidroviário foi atingido pela ventania no início da noite desta quarta-feira (10) e precisou ser paralisada às 20h15 devido as fortes ondas (Confira no vídeo abaixo).

De acordo com o Departamento Hidroviário, a travessia de pedestres retomada. O transporte de veículos e bicicletas pode voltar a qualquer momento, visto que a força dos ventos tem baixado paulatinamente.

Ainda segundo o DH, por questões de segurança, os serviços de travessias são paralisados sempre que os ventos ultrapassam a velocidade de 25 nós (46 km/h). Na noite de quarta-feira os ventos chegaram a quase 60 km/h no litoral norte.

Outros problemas foram causados no arquipélago após a ventania. Há registros de falta de energia na noite de quarta, embarcações foram viradas, e até mesmo um píer foi destruído. Confira as imagens:

Ventos em São Sebastião

Em São Sebastião, os fortes ventos, acima de 100 quilômetros, com chuvas, causaram mais de 30 ocorrências, principalmente queda de árvores e estragos em prédios públicos e comércio. 

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados quedas de mais de 30 árvores, que interromperam ruas e rodovias. Uma árvore atingiu um ônibus em Toque Toque Grande, não houve vítimas; diversas repartições públicas sofreram prejuízos, entre eles os prédios da rodoviária, de unidade de Saúde e da prefeitura.

Ainda de acordo com a Defesa, o Porto de São Sebastião, teve galpões destruídos e prejuízo na carga armazenada. A Travessia de Balsas, teve sua área de cobertura de embarque colapsada.

Ventos em Ilhabela

Ilhabela registrou 15 ocorrências atendidas pela Defesa Civil do município, sendo elas: uma vistoria, nove quedas de árvores, três quedas de galhos, um destelhamento de dois cômodos em uma residência e uma queda de rede elétrica. Nenhuma das ocorrências teve vítimas. Nenhuma das ocorrências teve vítimas. 

Em um Polo de Educação Integrada, na Barra Velha, a cobertura da arquibancada da piscina cedeu durante a madrugada. A UBS da Barra Velha alta sofreu com algumas avarias e alguns atendimentos foram direcionados para a UBS da Barra Velha baixa. Há ainda, pontos sem energia elétrica e a empresa responsável já foi acionada.

Tópicos relacionados