A Prefeitura de Ubatuba confirmou nesta quinta-feira (14) o primeiro óbito por dengue no Litoral Norte em 2024. O homem tinha 58 anos e era morador do Itaguá. O óbito foi registrado no dia 1º de fevereiro, mas estava em investigação. Após avaliação de um comitê, que analisou todo o quadro clínico, resultados de diversos exames gerais e específicos e os prontuários do paciente, a causa da morte foi confirmada na quarta-feira (13).
O boletim epidemiológico mais recente aponta 1210 casos confirmados da doença no município. 1636 ainda estão sob investigação. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi, a tendência é que o número de casos positivos aumente expressivamente, uma vez que em situação de epidemia, passam a constar na estatística positiva todos os casos de pessoas que sintam febre e apresentem pelo menos mais dois sintomas característicos da doença.
A confirmação eleva para 17 o número de mortes provocadas pelo vírus da dengue somente neste ano na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado de SP, entre os meses de janeiro e março, a região já registrou mais de 35 mil infectados pela doença. Entre os casos confirmados, 56 seguem em estado grave e 589 com sinal de alarme.
Os dados também apontam que o principal sintoma relatado pelos pacientes foi febre, presente em cerca de 80% dos casos. Na sequência, o segundo sintoma mais informado foi cefaleia, que é a dor em qualquer parte da cabeça. O terceiro sintoma mais comum apresentado pelos infectados foi a dor muscular.
Mortes por dengue no Vale do Paraíba - 2024
17 óbitos:
- 4 em Pindamonhangaba
- 7 em Taubaté
- 1 em Tremembé
- 3 em Jacareí
- 1 em São José dos Campos
- 1 em Ubatuba