Univap desenvolve games que auxiliam na fisioterapia e São José dos Campos

Universidade analisa aspectos físicos e cognitivos como opções de tratamento

Redação Band Vale

Univap desenvolve games que auxiliam na fisioterapia e São José dos Campos Divulgação/Univap
Univap desenvolve games que auxiliam na fisioterapia e São José dos Campos
Divulgação/Univap

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, desenvolveu um sistema de ‘gamificação’, uma espécie de transformação do processo de fisioterapia. A iniciativa foi elaborada através dos cursos de doutorado em engenharia biomédica e graduação em fisioterapia.

A ideia teve como origem a pesquisa de doutorado do aluno Rascius Belfort, que teve como orientação a professora Fernanda Pupio e a coordenação de Mário Lima. O estudo foi batizado de ‘Therapy and game system’. 

A proposta tem como objetivo contribuir com áreas de fisioterapia, neurociência, neuroreabilitação e engenharia biomédica, através da criação de um console de videogame que tem como foco a avaliação e reabilitação de pacientes neurológicos.

Foram desenvolvidos seis jogos, sendo que um deles foi ambientado na própria universidade. A coleta de dados com a participação de voluntários já teve início. A princípio, investiga-se a repercussão fisiológica através de jogos a curto prazo. Os voluntários jogam os games por meia hora e são avaliados antes e após esse tempo.

Os games são uma alternativa de tratamento físico que explora o lúdico e os aspectos físicos e cognitivos, como o tempo de reação, amplitude de movimento, equilíbrio de tronco (para cadeirantes), coordenação motora, atenção e memória de curto prazo, de acordo com o doutorando, Rascius Belfort.

Os testes estão sendo realizados no campus da universidade, em São José dos Campos. 

Mais notícias

Carregar mais