Os usuários da travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, fizeram um protesto na noite desta quinta-feira (28) por causa da demora do embarque. No vídeo é possível ver os motoristas buzinando. Confira!
De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), na manhã desta sexta-feira (29) a capacidade da travessia está reduzida devido a fortes ventos. A espera é de 1,5h em São Sebastião e de 1h em Ilhabela.
Em entrevista a Band Vale, moradores reclamam da demora que, mesmo em dias úteis, passa de quatro horas em alguns casos. Somente duas balsas estão em operação.
“Às vezes a gente vai pra Ilha e já marca um cliente em São Sebastião, para voltar, e não tem como. Não dá para atender porque na volta é pior ainda”, diz Hugo.
A professora Andrea Guarnieri afirma que “se colocassem mais balsas, que facilitassem o dia a dia, ou inserissem mais horários ajudaria”.
Atualmente, apenas duas balsas operam na travessia no Litoral Norte. No Litoral Sul, entre Santos e Guarujá, são sete embarcações.
“Tem ocorrido, diariamente, atrasos na travessia. A balsa para a todo momento e dificulta bastante”, afirma Rafael Matos.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou que a travessia São Sebastião/ Ilhabela tem tempo de espera elevado em decorrência de vários fatores combinados, o que inclui o forte vento na passagem do canal e a alta demanda de veículos leves e caminhões em ambos os lados.
A Semil ressalta, ainda, que determinados tipos de carga exigem transporte individualizado, como é o caso de combustíveis e carros-fortes. Da frota certificada para a travessia, duas embarcações aguardam a melhora das condições climáticas e cinco passam por manutenção corretiva pontual.
A empresa lamenta os transtornos e afirma que está empregando todos os esforços para fazer as embarcações retornarem à operação no menor prazo possível.