Vale do Paraíba enfrenta risco máximo de incêndio com queimadas em cinco cidades

Região amanheceu como a área com mais focos de incêndio ativos em todo o Estado de São Paulo,

Redação Band Vale

Vale do Paraíba enfrenta risco máximo de incêndio com queimadas em cinco cidades
Vale do Paraíba enfrenta risco máximo de incêndio com queimadas em cinco cidades
Divulgação/ Defesa Civil

O Vale do Paraíba está sob risco máximo de incêndio nesta quinta-feira (12), conforme alerta da Defesa Civil estadual. A região amanheceu como a área com mais focos de incêndio ativos em todo o Estado de São Paulo, segundo atualização realizada às 06h30. 

As queimadas afetam Campos do Jordão, São José do Barreiro, Silveiras, Bananal e São Luiz do Paraitinga. O mapa divulgado pela Defesa Civil coloca o Vale na categoria mais grave de risco, classificada como "Emergência".

Em Bananal, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação natural e uma Área de Preservação Permanente (APP) ao longo da Rodovia Sebastião Diniz de Moraes. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, e equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros estão atuando no combate às chamas.

Nos municípios de São José do Barreiro e Silveiras, os focos de incêndio diminuíram durante a noite. As equipes que monitoram a situação afirmam que não há risco de o fogo atingir áreas residenciais, mas os trabalhos de combate continuam.

Em São Luiz do Paraitinga, o incêndio atinge uma área rural no Bairro Caeté, onde há plantação de eucalipto e vegetação natural. Ainda não foi possível mensurar a área atingida, e equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e brigadistas do Núcleo Santa Virginia estão no local monitorando e combatendo o fogo.

Já em Campos do Jordão, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão avaliando a situação, e caso necessário, será acionado o uso de aeronaves para auxiliar no combate às chamas. As autoridades seguem em alerta máximo para evitar a propagação dos incêndios nas áreas afetadas.

Mais notícias

Carregar mais