Band Vale

Verão em Ilhabela: cinco praias afastadas para curtir com tranquilidade

Agente de turismo dá dicas de praias distantes para quem quer curtir os locais mais afastados da ilha

Redação Band Vale

Verão em Ilhabela: cinco praias afastadas para curtir com tranquilidade Maremar Turismo
Maremar Turismo

Ilhabela é um dos destinos mais buscados no litoral brasileiro com a chegada do verão. Acessível apenas por barco ou balsa, a cidade é cercada pelo mar.

Conhecida pela beleza de suas praias e pela gigante faixa de areia que corta toda a cidade, Ilhabela também guarda locais escondidos para aquele turista que procura sossego ou uma recompensa após uma longa trilha.

A pedido do bandvale.com, o agente de turismo Marcos Cará, da Maremar Turismo, indicou cinco locais mais remotos para quem quer curtir a beleza de Ilhabela com pouca ou nenhuma companhia.

Cinco praias distantes em Ilhabela

Praia da Fome

Próximo a Castelhanos, a Praia da Fome tem uma extensão de cerca de 150 metros. O curioso nome remete aos tempos de escravidão. Quando os navios negreiros chegavam ao Brasil, os escravos passavam por um período de engorda nessa praia antes de serem negociados.

Falando em tempos atuais, a praia é um ótimo ponto para mergulho devido à calma de suas águas. Também há um casarão histórico, que é patrimônio cultural de Ilhabela.

.

Poço Fundo

A cachoeira do Poço Fundo fica próximo ao Bonete. Uma trilha de aproximadamente 10 minutos a partir da praia. São diversas quedas d’água, que formam um grande poço de água cristalina no centro.

.

Bonete

O Bonete é considerada uma das praias mais bonitas do país. É uma comunidade de pescadores caiçaras que só pode ser acessada por barco ou a pé em uma trilha de 12 quilômetros.

O local é afastado e conta com pouca tecnologia. Por isso, é destino frequente dos amantes do ecoturismo. As ondas são ideais também para quem pratica surfe. 

Caso opte pela trilha, é recomendável buscar um guia turístico que te oriente.

.

Castelhanos

Ponto preferido dos turistas apaixonados por esporte off-road. Um carro de passeio comum dificilmente conseguirá fazer o trajeto até Castelhanos. Por isso, a praia é um destino comum para quem tem carros 4x4. Agências também oferecem esse passeio, além do tradicional passeio de barco até Castelhanos.

Para evitar lotações, o número de veículos que podem entrar em Castelhanos é limitado. Quem vai ao local pode experimentar a gastronomia e a cultura caiçara local.

.

Saco do Eustáquio

O Saco do Eustáquio fica próximo a Castelhanos e, normalmente, está incluso no mesmo pacote. A praia é acessível apenas por mar.

As águas cristalinas são propícias para o mergulho, há cachoeiras espalhadas pela extensão da praia para quem quer se banhar em água doce. Também há piscinas naturais, como o Poço da Pedra. 

.

DICA EXTRA

Se você gostou deste conteúdo e leu até o fim, decidimos dar uma dica extra, que não fica exatamente em Ilhabela: a Ilha de Alcatrazes, em São Sebastião.

Aberta recentemente para visitação, a Ilha de Alcatrazes é um paraíso de diversidade natural, tanto de aves, quanto de peixes.

As visitas no local só podem ser feitas por empresas previamente autorizadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). As orientações quanto aos cuidados ambientais são extremamente rigorosas, portanto, se pretende visitar o local, consulte o site do ICMBio e entre em contato com uma das empresas autorizadas.

Mais notícias

Carregar mais