Notícias

Acidentes no trânsito causados por pessoas alcoolizadas cresce 11,4% em Minas

Mariana Reis*

O uso do álcool prejudica o reflexo dos motoristas
O uso do álcool prejudica o reflexo dos motoristas
Freepik

O número de acidentes de trânsito com vítimas, causados por motoristas embriagados aumentou 11,4% entre janeiro e maio deste ano em Minas Gerais. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que contabilizou 951 acidentes com vítimas no Estado nos 5 primeiros meses de 2022, número superior ao mesmo período do ano passado, que registrou 853 ocorrências.

Para o delegado da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito da Polícia Civil, Rodrigo Fagundes, a rigidez da legislação ao longo dos anos é uma forma de conscientizar os motoristas.

Tramita no senado, desde 2008 um projeto de lei que propõe modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que acidentes fatais provocados por motorista alcoolizado sejam considerados crimes hediondos e portanto, sejam penalizados com mais rigor.

Procurada sobre a ação do poder público local, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que realiza por meio do BHTrans Educa, ações pedagógicas para alertar sobre os riscos da relação álcool e volante, com palestras em escolas, empresas e orientações a motoristas.

*Sob supervisão de Laryssa Campos 

Tópicos relacionados