Notícias

Profissionais da Enfermagem protestam contra suspensão do piso salarial

Redação

Manifestação acontece na Praça da Assembleia, região Centro-Sul da capital
Manifestação acontece na Praça da Assembleia, região Centro-Sul da capital
Reprodução

Os profissionais de Enfermagem realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira (6), em Belo Horizonte, contra a suspensão do piso nacional da categoria. Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde, o protesto está agendado para às 10 horas da manhã, na Praça da Assembleia, Região Centro-Sul da capital.

No último domingo (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal Roberto Barroso suspendeu o piso, até que os estados, municípios e governo federal detalhem o impacto financeiro da medida.

Barroso avalia que há risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos e filantrópicos, como as unidades da Santa Casa. Inclusive, com base nessa decisão, a Santa Casa de Belo Horizonte suspendeu o reajuste salarial da enfermagem do Hospital.

Em nota divulgada nessa segunda (5) a Santa Casa afirma que está cumprindo a legislação. A PEC, que se tornou lei em agosto, criou o piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiros.

Tópicos relacionados