A Anvisa se reúne nesta quarta-feira (17) para discutir a possibilidade de reduzir as medidas de proteção contra o coronavírus em aeroportos e nos aviões. A Diretoria Geral da agência vai debater inclusive sobre o fim do uso obrigatório de máscaras nas aeronaves.
A votação, prevista para começar às 13h e em formato virtual, vai definir se continua ou não o uso obrigatório de máscaras faciais tanto no embarque, como no desembarque dos aviões e também durante os voos.
O encontro foi marcado com base no decreto do Ministério da Saúde que declarou o fim da emergência em saúde pública, emitido em abril deste ano.
Segundo resolução da Anvisa, o uso de máscaras é obrigatório nas áreas restritas de embarque e desembarque, além dos aviões. O serviço de bordo e alimentação nas aeronaves já foi liberada e o equipamento de proteção deve ser retirado apenas no momento em que o passageiro estiver comendo.
Segundo o colunista de Turismo da BandNews FM, André Coutinho, a expectativa das empresas aéreas é pela liberação do uso do equipamento de proteção.
Nos últimos dias, a média móvel de casos de Covid-19 está em queda, embora a vacinação continue a ser incentivada para o controle da pandemia.