BandNews FM

Anvisa recomenda restringir voos de 6 países da África após nova cepa

Nova variante do coronavírus foi identificada na África do Sul

BandNews FM

A Anvisa recomenda ao governo brasileiro que adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de seis países da África. A nota-técnica foi emitida nesta sexta-feira (26), mas depende de uma portaria do Governo Federal para entrar em prática.

Os técnicos da agência se dizem preocupados com a identificação de uma nova variante, a B.1.1.529, do coronavírus no continente africano. A nova cepa possui potencial para ser altamente contagiosa e ainda não existem informações acerca da eficácia das vacinas contra tal mutação.

Se aplicadas, as restrições valeriam para viajantes vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. 

Cabe aos ministérios da Casa Civil, da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública seguir ou não as recomendações da Anvisa.

A União Europeia também propõe a paralisação de voos com origem do continente africano e o Reino Unido já decretou restrições de viajantes que venham da África do Sul.

A descoberta de uma nova cepa foi anunciada na quinta (25) pelo virologista Túlio de Oliveira em uma transmissão ao vivo com supervisão do Ministério da Saúde da África do Sul.

Em entrevista à BandNews FM nesta sexta-feira (26), o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, disse que espera que saia ainda hoje a resposta do governo sobre a nova recomendação da Agência. 

Tópicos relacionados