BandNews FM

Ataques e insultos no debate da Band são destaques na imprensa internacional

O encontro organizado por grupo de veículos de comunicação como o Grupo Bandeirantes foi transmitido internacionalmente por membros da Alianza Informativa, além de ter o sinal disponibilizado pela agência Reuters

Eduardo Frumento

O debate na Band na noite de domingo (28) foi destaque na imprensa internacional. O enfrentamento entre o presidente Jair Bolsonaro, do PL, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, ganhou a atenção da mídia estrangeira. Ambos são os que aparecem melhor mas pesquisas de intenção de voto.

O encontro organizado por um grupo de veículos de comunicação como o Grupo Bandeirantes, a TV Cultura, o jornal Folha de S.Paulo e o UOL foi transmitido internacionalmente por membros da Alianza Informativa, que reúne mais de 20 emissoras de todo o mundo, além de ter o sinal disponibilizado pela agência Reuters, utilizada por mais de 50 conglomerados de mídia.

A britânica BBC destacou o ataque do candidato à reeleição ao petista. Enquanto Bolsonaro disse que Lula fez o governo mais corrupto da história, o ex-presidente acusou o atual comandante do Executiva de estar destruindo o país.

Na capa do El Pais, da Espanha, a manchete destaca que Lula e Bolsonaro se enfrentaram para saber quem fez mais pelos pobres e sobre a corrupção.

O Le Figaro, da França, destacou que o ex-presidente reforçou a importância da preservação da Amazônia. O jornal ainda falou sobre a troca de acusações com Bolsonaro, que acusou O ex-presidente de mentir nas respostas.

Na Argentina, o Clarin e o La Nacion destacam o debate na capa das versões digitais.

O Clarín, maior jornal em circulação no país vizinho, destacou as acusações de Bolsonaro contra Lula, chamado de corrupto e mentiroso.

O La Nacion classificou o encontro como tenso e destacou que este foi a primeira vez em que ambos estiveram frente a frente na campanha.

A CNN Portugal destaca o assunto com quatro reportagens no site da empresa na manhã desta segunda (29). Afirma que o debate refletiu a polarização política do Brasil e disse que famílias evitam discutir polícia por conta do tom “belicoso”.

A emissora portuguesa aponta que Bolsonaro atacou juízes, enquanto Lula defendeu a pacificação do país e a investigação da corrupção. Sobre Ciro Gomes, a empresa de comunicação destaca a promessa de fazer do Brasil um país como Portugal.

A CNN Internacional destacou trechos do debate na programação com o acompanhamento de um correspondente ao vivo na Colômbia.

Na Reuters, o destaque foi a realização do debate, cercado de incertezas por conta da ausência de confirmação dos dois principais candidatos até o dia anterior do encontro.

E caso de segundo turno, o pool organização do debate já acertou a data de 9 de outubro para o encontro dos dois mais bem colocados no primeiro turno.

Tópicos relacionados