BandNews FM

Áustria é o 1º país europeu a exigir vacinação obrigatória contra a Covid-19

Parlamento aprova lei exigindo a imunização em um momento de alto nos casos da doença; país também vai retomar o confinamento para impedir disseminação do coronavírus

Rádio BandNews FM

Áustria tem uma das menores taxas de vacinação contra a Covid-19
Áustria tem uma das menores taxas de vacinação contra a Covid-19
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Áustria é o primeiro país da União Europeia a aprovar uma lei para exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (20) com ampla maioria de votos no Parlamento. Foram 137 votos a favor e 33 votos contra. A medida começa a valer no dia 4 de fevereiro.

O chefe de governo austríaco, o conservador Karl Nehammer, reiterou que a vacinação é uma oportunidade importante para a sociedade alcançar a liberdade sustentável e contínua, sem que o vírus limite a vida das pessoas, mas reconheceu que o tema leva a um debate muito intenso.

A Áustria tem uma das menores taxas de vacinação contra a Covid-19 entre os pares da Europa e taxa de incidência da doença está em 990,7 casos para cada 100 mil habitantes. A Alemanha, que também estuda novas restrições, tem taxa de incidência beirando os 300 casos para cada 100 mil habitantes.

CONFINAMENTO

Além disso, a Áustria vai retomar o confinamento d a população para conter os casos de Covid-19 a partir de segunda-feira (22). Desde o início desta semana, já está vigente o confinamento de não vacinados.

A partir de segunda (22), lojas não essenciais serão fechadas, o trabalho remoto será incentivado e as escolas permanecerão abertas apenas para os estudantes que necessitam de apoio presencial dos professores.  

A medida vale inicialmente por 10 dias e foi anunciada na última sexta-feira (19) pelo primeiro-ministro austríaco Alexander Schallenberg.

Tópicos relacionados