BandNews FM

Band Cidades Excelentes irá premiar municípios de referência na entrega de serviços públicos

Atualmente, Nova Boa Vista, no Rio Grande do Sul, é a única cidade brasileira considerada "excelente"

BandNews FM

Prêmio Band Cidades Excelentes
Prêmio Band Cidades Excelentes
Band/BandNews FM

Cidades de todo o Brasil que oferecem serviços públicos de qualidade para a população serão reconhecidas pela nova iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.

O Prêmio Band Cidades Excelentes analisa os serviços de educação, saúde, transportes e segurança. Todas as cidades serão inscritas automaticamente e, então, também poderão enviar novos projetos, pronto ou em implantação, para ganhar mais pontos. Através de uma competição saudável, o prêmio pode beneficiar cidadãos e municípios.

Seis categorias serão premiadas, e os municípios serão divididos em três grupos, de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

Em primeiro lugar, dez cidades serão reconhecidas por estado. Depois, as três primeiras de cada categoria disputarão o prêmio nacional, em Brasília.

Atualmente, a única cidade brasileira considerada "excelente" é Nova Boa Vista, no norte do Rio Grande do Sul.

Ela tem pouco menos de dois mil habitantes e tem 29 anos. Moradores descrevem o município como “calmo” e elogiam seus serviços públicos.

Já entre as capitais, Curitiba, no Paraná, obtém a melhor pontuação, mas ainda não é classificada como "excelente".

Para saber mais sobre a premiação, confira a reportagem do Jornal da Band: