BandNews FM

Bolsonaro ameaça atuar fora da Constituição após ser incluído no inquérito das fake news

Alexandre de Moraes determinou que presidente seja investigado por propagar notícias falsas

Rádio BandNews FM

Jair Bolsonaro atacou decisão de Alexandre de Moraes de incluí-lo no inquérito das fake news
Jair Bolsonaro atacou decisão de Alexandre de Moraes de incluí-lo no inquérito das fake news
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro atacou a decisão de Alexandre de Moraes de incluí-lo no inquérito das fake news e ameaçou atuar “fora das quatro linhas da Constituição”, em entrevista à rádio Jovem Pan.

Na mesma entrevista, Jair Bolsonaro – que estava ao lado do relator da PEC do voto impresso, Filipe Barros – distorceu o conteúdo de um inquérito aberto pela Polícia Federal sobre um suposto ataque hacker ao sistema das urnas eletrônicas em 2018. A invasão, segundo eles, teria acessado e alterado o código-fonte.

Logo depois, o Tribunal Superior Eleitoral afirmou, em nota, que o caso foi amplamente divulgado e não representou qualquer risco à integridade das eleições. O TSE esclareceu ainda que o programa “simplesmente não roda se for adulterado” e voltou a ressaltar que as urnas eletrônicas jamais entram em rede e não têm conexão com a internet.  

INQUÉRITO

Nesta quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, a pedido do TSE, a inclusão de Jair Bolsonaro como investigado no inquérito que apura a propagação de fake news. A decisão foi tomada após o presidente afirmar, durante uma live, haver fortes indícios de que as urnas eletrônicas foram fraudadas nas últimas eleições.

Tópicos relacionados