BandNews FM

Caminhoneiros pressionam por alteração na cobrança do diesel no frete

Projeto que muda a cobrança do combustível tramita no Congresso

Rádio BandNews FM

Proposta prevê que custo do combustível deve ter um caráter meramente de ressarcimento.
Proposta prevê que custo do combustível deve ter um caráter meramente de ressarcimento.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em um comunicado divulgado para a imprensa nesta segunda-feira (16), o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, defendeu que o Congresso aprove com urgência um projeto que muda a cobrança do combustível no frete para caminhoneiros autônomos.

No documento, Wallace afirmou a proposta prevê que, durante a prestação de serviço realizado pelo caminhoneiro, o custo do combustível deve ter um caráter meramente de ressarcimento. Ou seja, o óleo diesel não seria pago dentro do valor do frete e deve ser cobrado integralmente de forma separada, o que seria mais justo para a categoria nesses tempos de preços altos.

A proposta foi apresentada pelo Senador Lucas Barreto, do Amapá, que defendeu que os autônomos não têm condições de competir com aqueles que trabalham para grandes empresas.

Além disso, o Comitê de Secretarias Estaduais de Fazenda finaliza os últimos detalhes do recurso contra a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça.

Ele atendeu ao pedido feito pela Advocacia-Geral da União e suspendeu as políticas estaduais sobre o ICMS, alegando que cada estado cobra uma alíquota diferente sobre o óleo diesel, o que desrespeita a atual legislação.

O presidente do Comsefaz, Décio Padilha, lembrou que o imposto está congelado desde novembro do ano passado, que os estados já perderam 16 bilhões de reais em arrecadação e que o preço alto do diesel nada tem a ver com o ICMS.

No mesmo comunicado, Wallace Landim afirmou que, como a economia brasileira está muito mais fragilizada por causa da pandemia, a tendência é que não haja uma nova paralisação da categoria nos mesmos moldes de 2018.

Tópicos relacionados